Setecidades Titulo
Desafio de Redação chega às escolas de São Caetano
Bruno Martins
Luana Arrais
27/08/2011 | 07:30
Compartilhar notícia


A 5ª edição do Desafio de Redação teve início ontem nas escolas de São Caetano. No Colégio Singular, os alunos aproveitaram o tema do concurso literário promovido pelo Diário para mostrar que têm os pé no chão quando o assunto é futuro profissional.

Neste ano, os assuntos propostos são Profissões do Futuro (para alunos até o 2º ano do Ensino Médio) e Profissões do Pré-sal, da Indústria do Petróleo e Gás (para os que estão no 3º ano do Médio).

Ser astronauta ou um cientista inventor já não faz parte dos planos dos estudantes. Pamela Malva, 12 anos, é uma das que prefere sonhar com profissões diferentes e já se pensa em se tornar estilista. "Toda garota gosta de moda", relata. Segundo Pamela, muitas de suas colegas desejam seguir o mesmo caminho, mas apenas ela já está se prepara estudando desenho.

Para o professor de Redação do colégio, Marcelo Cáceres, 35, as crianças do passado sonhavam com profissões inusitadas pela lentidão da informação. "Os estudantes de agora têm acesso fácil a informação e conhecem melhor suas possibilidades. No entanto, Marcelo procura dar conselho a seus alunos: "Não se pode que escolher uma profissão pela opinião dos pais ou apenas pelo dinheiro".

No Sesi 222, a palavra de ordem é otimismo. A escola participou ontem do Desafio. "Acredito que a minha escola vai vencer novamente", afirmou a coordenadora pedagógica da instituição, Maria Cristina Cuccurullo. No ano passado, Natalia Godoi de Souza, então com 15 anos e cursando o 1º ano do Ensino Médio, conquistou o primeiro lugar em sua categoria e ganhou computador.

A estudante também inspira os colegas que vão participar do Desafio neste ano. "Ela se esforçava bastante. Foi merecido", disse o aluno do 2º ano do Ensino Médio Wellington Ferreira de Moraes, 16 anos, que estudou com ela em 2010.

Wellington quer ser engenheiro civil. "Como a Copa do Mundo será no Brasil, muitas vagas serão abertas." O estudante resolveu estudar desenvolvimento de projetos no Senai. "Esse curso é muito amplo, você pode depois fazer faculdade para ser arquiteto, engenheiro ou designer."




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;