Economia Titulo
Imposto pode cair para coibir abuso de preço
16/04/2010 | 07:00
Compartilhar notícia


O ministro da Fazenda, Guido Mantega, reafirmou ontem que o governo pode baixar alíquotas e importação de produtos em que forem verificadas altas de preço abusivas. Ele não quis especificar quais seriam os produtos, mas disse que governo vem acompanhando o mercado para identificar possíveis abusos.

"Há setores que, se começarem a elevar muito os preços, podem provocar uma reação do governo, como a redução de tarifas de importação. Se abusarem nos preços, aproveitarem o momento, nós vamos ter de tomar medidas", disse o ministro

Mantega avaliou que a indústria brasileira está preparada para atender ao aumento da demanda, evitando maiores pressões inflacionárias. Além disso, acrescentou que há a possibilidade de importação de produtos a preços baixos.

O ministro disse que a avaliação do governo federal é de que a trajetória da inflação é descendente. Segundo ele, os altos índices dos primeiros dois meses do ano foram provocados por problemas de oferta, no caso dos produtos agrícolas, e questões sazonais, no caso de transporte e materiais escolares. Mantega evitou projeções sobre o fechamento da inflação em 2010, mas disse acreditar que num período de 12 meses a taxa acumulada estará abaixo dos 5%.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;