Setecidades Titulo
Tatuagem: retrato na pele
Samir Siviero
Do Diário do Grande ABC
04/05/2002 | 16:58
Compartilhar notícia


Nos últimos tempos, os tatuadores viram crescer em seus estúdios um pedido da clientela: eternizar o rosto de um parente ou personalidade na pele. São as chamadas tatuagens realistas – uma espécie de foto-tatuagem. Por causa da delicadeza dos traços, o trabalho é considerado um dos mais difíceis pelos profissionais. “Recentemente, as pessoas viram que os desenhos das tatuagens evoluíram e que é possível tatuar um rosto. Então, a procura aumentou mesmo”, explicou o tatuador Wagner Santaliestra, 34 anos, dono de dois ateliês em São Bernardo.

O cabeleireiro Dênis Kleque, 21 anos, que tem várias tatuagens espalhadas pelo corpo, também aderiu à foto-tatuagem. Kleque aproveitou a presença do tatuador argentino Sergio Sancas em um evento de tatuadores em São Paulo e tirou da gaveta a imagem do personagem (Jack Torrence) de Jack Nicholson no filme O Iluminado. O rosto foi parar na panturrilha do rapaz. “Achava a imagem expressiva.” Kleque considerou o trabalho tão bom, que espera o retorno do tatuador ao Brasil para fazer uma Marilyn Monroe e o ator Anthony Hopkins, no papel de Hannibal Lecter, no filme Hannibal.

A tatuagem realista é considerada como a reprodução de uma imagem, seja a cena de filme, um bicho de estimação ou um quadro. Para fazer uma foto-tatuagem, a qualidade da foto e a técnica do tatuador são essenciais para um bom resultado. “No caso de personalidades, a pessoa escolhe o desenho porque se identifica com o artista ou acha a expressão interessante”, disse o tatuador Cláudio de Mendonça, 40 anos, conhecido como Alemão, que tem um ateliê em Santo André.

Há gente que prefere fazer homenagens para parentes, como o fotógrafo Robinson Peres Calefi, 31 anos. “Eu era até contra quem fazia tatuagens, mas me deu vontade de registrar o rosto da minha filha aos 10 anos. Como tenho outra filha, de 4 anos, vou ter de fazer outra quando ela crescer um pouco mais, para ela não ficar com ciúme.” O cabeleireiro Candido Ferraz tatuou uma imagem da mulher no braço. “Tinha uma tatuagem muito feia e sempre pensei em cobri-la. Nada melhor do que gravar o rosto da mulher com quem estou casado há 25 anos.”

Já tatuador Alemão decidiu eternizar a imagem de seus pais e gravou o rosto dos dois na barriga, um de cada lado. Em um dos braços, decidiu tatuar o primeiro tatuador profissional do Brasil, Knud Harald Likke Gregersen, conhecido com Lucky Tattoo. “Tatuar um rosto é muito difícil porque você tem de dar realismo em uma textura viva, que é a pele. Em uma tela, o pintor pode dar vários toques e até retocar, o que não acontece com a pele. Mas é uma forma de fazer uma homenagem a pessoas que você gosta.”




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;