Política Titulo
Lula deve discutir fundo contra a fome com Chirac
07/01/2004 | 22:19
Compartilhar notícia


Os presidentes Luiz Inácio Lula da Silva e Jacques Chirac, da França, devem se reunir no fim de janeiro, em Genebra (Suíça), para tentar dar um novo impulso à idéia de um fundo mundial contra a fome.

Informações obtidas com exclusividade pela Agência Estado apontam que diplomatas dos dois países estão nas últimas etapas das negociações com o objetivo de conseguir de Paris recursos para finalmente fazer avançar a idéia de um mecanismo internacional para combater a fome. A reunião, caso ocorra, ainda terá a participação do secretário-geral da ONU, Kofi Annan, que incentivará outros países desenvolvidos a fazerem o mesmo.

O evento poderia ocorrer no dia 30 deste mês, mas o governo francês ainda faz suspense se dará seu aval final sobre o pedido de Lula para que uma doação seja feita na ocasião.

O presidente brasileiro e seis ministros estarão em Genebra a partir do dia 28 para uma reunião com mais de 150 empresários de todo o mundo. A idéia, portanto, seria a de aproveitar a passagem do presidente pela cidade para também revitalizar a idéia do fundo mundial.

Oficialmente, as assessorias de imprensa das Nações Unidas e da França preferem manter segredo sobre o evento. Porém, fontes da ONU garantem que os diplomatas brasileiros e franceses estão trabalhando nos bastidores para que a reunião tenha um impacto internacional suficiente para chamar a atenção dos demais governos para a questão da fome.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;