Política Titulo
Deputados pedem puniçao rápida para envolvidos com tráfico
Do Diário do Grande ABC
22/11/1999 | 18:55
Compartilhar notícia


Parlamentares da CPI do Narcotráfico estao cobrando da Câmara dos Deputados puniçao mais rápida de deputados acusados de envolvimento em crimes. A avaliaçao da CPI é que a Câmara poderia cassar logo José Aleksandro (PFL-AC) e punir Augusto Farias (PPB-AL), concedendo autorizaçao para que o parlamentar seja processado.

O presidente da CPI, deputado Magno Malta (PPB-ES), cobrou nesta segunda-feira uma posiçao do presidente da Câmara, Michel Temer (PMDB-SP) e do Corregedor-Geral, Severino Cavalcanti (PPB-PE), a respeito do indiciamento do deputado Augusto Farias (PPB-AL) como mandante da morte do irmao, Paulo César Farias.

"A Câmara têm que tomar uma atitude rápida", disse o Magno Malta, que espera logo a puniçao de Augusto Farias. A CPI do Narcotráfico vai convocar para depor os delegados que indiciaram Augusto Farias.

Magno Malta disse que a Câmara dos Deputados "tem que tomar uma iniciativa" e nao deve esperar que a CPI do Narcotráfico reúna ainda mais elementos contra o deputado Augusto Farias. Magno Malta considera grave o parlamentar ser indiciado em um inquérito que apurou a morte de PC Farias e Suzana Marcolino, além de suposto envolvimento em crime de formaçao de quadrilha. "Tem que ouvir o Severino e o Michel sobre isso", disse Magno.

A avaliaçao de vários parlamentares da CPI do Narcotráfico é de que a Câmara dos Deputados demorou para tomar um posicionamento sobre o deputado Hildebrando Pascoal (PFL-AC). Em fevereiro deste ano, quando o Ministério da Justiça já tinha enviado ao Legislativo um dossiê relacionando os crimes de Hildebrando, a Câmara nao aprovou a instalaçao e processo de cassaçao. "O Augusto Farias é um membro do Poder Legislativo que foi indiciado e isto é muito grave", disse Magno Malta.

A CPI vai convocar, possivelmente ainda esta semana, os delegados Antônio Carlos Lessa e Alcides Andrade, responsáveis pelo inquérito que levou ao indiciamento de Augusto Farias. Magno Malta disse que Severino Francisco tem que perguntar a si mesmo se pode um membro do Legilslativo ser indiciado e a Câmara nao tomar uma atitude.

Sozza - Para a CPI do Narcotráfico, a participaçao de Augusto Farias no crime organizado que atuava em vários Estados, entre eles Alagoas e Sao Paulo, poderá ficar mais clara a partir de um depoimento do empresário Willian Sozza, de Campinas.

Advogados de Sozza já demonstraram a disposiçao do empresário de revelar os nomes de pessoas ligadas ao crime organizado, em troca de algumas regalias. Estes mesmos advogados confidenciaram que Sozza está com medo de morrer se falar o que sabe. "O grande problema do Augusto Farias será o Sozza se entregar e falar", disse Magno Malta.

Antônio Carlos Biscaia (PT-RJ), defende cassaçao imediata para José Aleksandro da Silva (PFL-AC), suplente de Hildebrando Pascoal. Biscaia disse nesta segunda-feira que nao entende a demora da Câmara em cassar José Aleksandro. "Há provas suficientes para cassar esse suplente do Hildebrando Pascoal", disse. A deputada Laura Carneiro (PFL-RJ), acha que a Câmara deveria cassar logo José Aleksandro e conceder autorizaçao para que Augusto Farias seja processado.

Ansiedade - O corregedor-geral, Severino Cavalcanti, disse nesta segunda-feira que nao pode tomar uma iniciativa "sem ser provocado" pela Câmara. Segundo Cavalcanti, a Corregedoria só age quando recebe provas contra os parlamentares acusados, sugerindo à Mesa da Câmara a cassaçao por decoro parlamentar.

Severino disse que Magno Malta está "com muita ansiedade" para punir o deputado Augusto Farias. "Mas tudo isto depende de documentos que comprovem o envolvimento do Augusto Farias", declarou Cavalcanti. O corregedor-geral afirmou que nao pode "jogar uma pessoa à execraçao pública" sem que se comprove seu crime.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;