Esportes Titulo
Alemanha x EUA: jogo dos desacreditados
Do Diário OnLine
com Agências
20/06/2002 | 13:35
Compartilhar notícia


As seleções da Alemanha e dos Estados Unidos disputam nesta sexta-feira, às 8h30 (horário de Brasília), no Ulsan Munsu Football Stadium (Ulsan, Coréia do Sul), uma vaga nas semifinais da Copa do Mundo de 2002. Os tricampeões mundiais querem acabar, de uma vez por todas, com a sina de serem eliminados nas quartas-de-final, algo que aconteceu nas duas últimas Copas (1994 e 1998)

A Alemanha quer provar que as críticas do início do Mundial foram equivocadas. O elenco comandado pelo ex-jogador Rudi Vöeller não fez uma boa eliminatória, se classificando apenas na repescagem. Na etapa de preparação vários jogadores importantes tiveram de ser cortados por motivos de contusão. Além desta safra de atletas alemães não ser boa.

Do outro lado está os Estados Unidos muito motivado, depois de passar a primeira fase vencendo Portugal e empatando com a Coréia do Sul, nova sensação. O técnico Bruce Arena vê a possibilidade do time norte-americano reeditar a campanha da Copa do Mundo de 1930, quando conquistou a terceira posição.

Para a partida desta sexta, Vöeller terá força máxima. O zagueiro Christoph Metzelder, que estava contundido, treinou normalmente nesta quinta-feira e esta confirmado. Outra boa noticia para a torcida alemã é a volta de três importantes atletas que ficaram de fora das oitavas-de-final. Carsten Ramelow, Dietmar Hamann e Christian Ziege estão escalados.

Os EUA pretendem se beneficiar da pressão que a Alemanha tem de vencer. “O favoritismo é deles. Os tricampeões mundiais também são eles. E todo o mundo espera uma vitória da Alemanha. Essa pressão pode acabar sendo benéfica”, disse o técnico Bruce Arena.

Assim como os alemães, os norte-americanos entrarão em campo com o que há de melhor. A única preocupação de Arena é com a estatura dos jogadores adversários. “É provavelmente a equipe mais alta do torneio. Podem começar a partida com nove ou dez jogadores de quase dois metros, o que é muito no futebol. Isso facilita suas jogadas aéreas”, analisou.

Neste ano, Alemanha e Estados Unidos se enfrentaram uma vez, e os europeus levaram a melhor, vencendo a partida por 4 a 2. “Daquele jogo aprendemos que não devemos permitir muitos cruzamentos na área, local em que eles são muito superiores. Era só um amistoso e para nós não significou muito, só uma oportunidade de melhorar como equipe”, completou Bruce Arena.

Prováveis escalações:
Alemanha: Oliver Kahn; Thomas Linke, Carsten Ramelow e Christof Metzelder; Torsten Frings, Bernd Schneider, Dieter Hamann, Michael Ballack e Christian Ziege; Oliver Neuville e Miroslav Klose
Estados Unidos: Brad Friedel; Anthony Sanneh, Pablo Mastroeni, Eddie Pope e Gregg Berhalter; Anthony Sanneh, John O'Brien, Claudio Reyna e Eddie Lewis; Landon Donovan e Brian McBride
Árbitro: Hugh Dallas (Escócia)




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;