Setecidades Titulo
Empresa entrega relatório parcial e Cetesb mantém multa
Maria Teresa Orlandi
Do Diário OnLine
26/11/2001 | 17:18
Compartilhar notícia


A Companhia de Tecnologia de Saneamento Ambiental (Cetesb) multou a SQG Empreendimentos e Construções, responsável pelas obras do Residencial Barão de Mauá, no Parque São Vicente, em Mauá, em R$ 393,2 mil nesta segunda-feira. A empresa deveria ter entregue o relatório de impacto ambiental detalhando a concentração de todas as substâncias tóxicas presentes no subsolo do condomínio até as 18h de sexta-feira.

Nesta segunda, a empreitera entregou um estudo parcial, que, segundo a Cetesb, é insatisfatório. "A construtora não apresentou a avaliação e hoje (26) entregou um relatório parcial, mas que não atende às exigências determinadas", diz a estatal, em comunicado à imprensa.

A empresa agora tem 15 dias, a contar desta segunda, para apresentar um estudo conclusivo, com medidas imediatas de reparo.

De acordo com a estatal, a construtora também não iniciou o monitoramento da qualidade do ar nos apartamentos. Na sexta, a empresa protocolou o plano para o monitoramento, que foi indeferido por também ser considerado insatisfatório.

A Cetesb também aguarda os resultados da verificação da qualidade do ar em ambientes externos, que foi iniciado no último dia 8.

A assessoria de imprensa da SQG afirma que, até as 17h, a empresa não havia sido comunicada oficialmente sobre a multa e que todas as exigências da Cetesb vêm sendo atendidas dentro do prazo estipulado.

Com o relatório, a Cetesb pretente obter a quantificação e qualificação das substâncias presentes no terreno. Assim, espera-se saber quais as proporções da contaminação e se o processo já aprovado de extração de gases do subsolo terá resultados.

O terreno do Residencial Barão de Mauá, com 160 mil m² e onde moram cerca de 5 mil pessoas, era utilizado como depósito clandestino de lixo industrial e orgânico e está contaminado por 44 substâncias tóxicas, entre elas o cancerígeno benzeno. A detecção foi feita pela Cetesb, que notificou a SQG no dia 23 de agosto.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;