Memória Titulo Memória
Festas centenárias de Piraporinha
Ademir Medici
10/08/2018 | 07:00
Compartilhar notícia


As festas em louvor a Bom Jesus da Pedra Fria, em Piraporinha, perdem-se no tempo e são contemporâneas às primeiras festas da Boa Viagem, com suas procissões dos carroceiros. Os jornais noticiavam estas festas, referindo-se ao Sítio Piraporinha.

Cf. Memória, edição de 6-8-2017

Há 100 anos Piraporinha iniciava novas festas em louvor ao Senhor Bom Jesus. Era o sábado, dia 10 de agosto de 1918. Já chamadas de tradicionais, as festas deveriam ser realizadas nos dias 5 e 6. As chuvas obrigaram ao adiamento para os dias 10 e 11.

Havia festeiros. Coleta de prendas. Bênção da bandeira do Bom Jesus. Levantamento do mastro. E uma novidade a mais: Emilio Cordes, hoje nome de rua no bairro Silveira, em Santo André, ofereceu uma imagem de São Beneditino à igreja de Piraporinha.

Estava prevista a chegada de grande número de carros de boi com lenha, seguindo-se bênçãos e reza do terço.

No domingo, às 8h, na igreja de Santa Filomena, no Centro de São Bernardo, a nova imagem de São Beneditino recebeu bênção pelo vigário de São Bernardo, padre Francisco Navarro. E às 10h, padre Luiz Capra, vigário de Santo André, fez a leitura do Evangelho durante missa solene.

Os festejos prosseguiram no domingo em Piraporinha, com leilão de prendas, procissão e atividades à noite ao ar livre.

NOTAS

1 – Os carros de boi transportando lenha para a Igreja de Piraporinha podem ser considerados uma versão da Procissão dos Carroceiros, que se repete anualmente na primeira paróquia do Grande ABC, a de Nossa Senhora da Boa Viagem, recentemente promovida a basílica, em São Bernardo.


2 – A Igreja Santa Filomena citada é uma das mais antigas do Grande ABC. A devoção à santa foi trazida ao Grande ABC pelo padre Silvio Grecco em 1881, ano da construção da igreja, que foi erigida por uma brasileira, Maria das Dores Jesus, nascida em São Bernardo, conforme estudos do historiador Wanderley dos Santos.

3 – Um antigo andor com imagem de São Benedito foi fotografado na primeira metade do século passado. Faz parte de uma coleção de fotos mantida pela família Ritucci. As fotografias, verdadeiras relíquias, foram tratadas e digitalizadas pelo professor Mauricio Cecatto.

4 – A data do 6 de agosto – Transfiguração de Jesus – é celebrada em pelo menos duas paróquias do Grande ABC. Bom Jesus é padroeiro de Paranapiacaba e de Piraporinha.

6 – Ano passado esta página Memória propôs, por ocasião das festas em louvor a Bom Jesus, que um intercâmbio histórico-religioso fosse realizado unindo dois pontos opostos do Grande ABC, Piraporinha e Paranapiacaba. Seria uma contribuição importante à unidade da Igreja na região.

Diário há 30 anos

Quarta-feira, 10 de agosto de 1988 - ano 31, edição 6827

Manchete – Governo importa 50 mil vacinas contra a meningite.

São Caetano – Prefeitura atende a 30% de doentes de outros municípios.

Polícia – PM vasculha Tamarutaca, em Santo André. A operação Tira da Cama movimenta um dos bairros onde ocorre guerra entre quadrilhas.

Social – Aramaçan festeja 58 anos com o tradicional Baile Vermelho, Preto e Branco.

Em 10 de agosto de...

1918 – A Arquidiocese de São Paulo divulga o anuário eclesiástico de 1916 e 1917, com as populações das várias paróquias.

População total: 853.179.

Paróquia de Ribeirão Pires: 8.610.

Paróquia de Santo André: 8.470

Paróquia de São Bernardo: 6.530.

A guerra. Do noticiário do Estadão: a situação dos alemães é cada vez mais crítica.

Em São Paulo eram feitas subscrições em benefício das famílias de marinheiros que estavam na guerra.

1958 – News Seller divulga o lançamento da pedra fundamental do Instituto de Educação Américo Brasiliense, em Santo André.

Diz a notícia: 

A escola terá 46 salas e quatro laboratórios, com capacidade para 6.000 alunos em três períodos.

A pedra fundamental foi abençoada pelo bispo dom Jorge Marcos de Oliveira.

NOTA - O novo Américo seria inaugurado em 1962, com a presença do governador Carvalho Pinto.


CORREÇÃO – Hermínia Roque era a mãe do Euclydes Rocco Junior, não uma das professoras; no bilhete divulgado anteontem, ela dava conta de que havia tomado conhecimento das notas do filho em abril.

1953 – Instituída a comissão do IV Centenário da Vila de Santo André da Borda do Campo, em São Bernardo, tendo à frente o jornalista João Domingues Tavares.

1973 – Prefeitura de Santo André fecha a Rua Coronel Oliveira Lima ao trânsito de veículos. É a primeira experiência para transformar a mais badalada rua do Centro em calçadão.

Municípios Brasileiros

Celebram aniversários em 10 de agosto:

Em São Paulo, Castilho, fundado em 10-8-1937 e elevado a município em 1954, quando se separa de Andradina.

Na Paraíba, Conde

Em Pernambuco, Fernando de Noronha

No Paraná, Goioerê

Em Goiás, Morro Agudo de Goiás

No Maranhão, Penalva

No Rio Grande do Sul, Santa Rosa<TB><TB>Fonte: IBGE

Santos do Dia

Filomena. “Amiga da Luz” (Lumena, Luz)

Lourenço

Deusdedit

Mercês

Hoje

Dia Mundial da Solidariedade Cristã




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;