Política Titulo
Itamar pode se tornar pedra no sapato do PT
09/01/2003 | 22:44
Compartilhar notícia


Como a "República petista" temia, o ex-governador de Minas Gerais Itamar Franco (sem partido) poderá ser uma pedra no sapato do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Insatisfeito com o resultado do encontro que manteve com o presidente na quarta-feira, no Palácio do Planalto, Itamar saiu nesta quinta-feira de Brasília contrariado e desencantado com o governo e afirmando que ficará "no sol e no sereno no governo Lula". Tudo porque não conseguiu os cargos que queria no governo, embora o presidente insista em acolhê-lo numa embaixada brasileira.

Ensaiou cenas de rompimento porque não foi atendido no pedido que lhe era mais caro: pôr o aliado e amigo Djalma Moraes (PMDB-MG) no comando da empresa Furnas Centrais Elétricas. "O presidente Lula e a ministra das Minas e Energia (Dilma Rousseff) podem escolher quem quiser (para dirigir Furnas). Eu não participo mais de nenhuma nova conversa", disse nesta quinta-feira de manhã, ao deixar a cidade. Não quis esclarecer, no entanto, se esse gesto significava um rompimento com Lula, de quem foi aliado de primeira hora, conforme sempre lembra a interlocutores.

Itamar, na conversa com Lula, havia defendido que a presidência de Furnas "deveria caber aos mineiros" e no almoço com o presidente, sugeriu o nome de Moraes. Só que o governo não quer um político, mas um técnico no cargo e acredita que o ex-governador tenha outra boa indicação a fazer. "Além disso (de não querer mais brigar por Furnas), vou ficar no sol e no sereno no governo Lula", acrescentou Itamar, sugerindo que não ocupará nem a Embaixada na Argentina, que, de acordo com interlocutores, desejava, nem na Itália, como o presidente ofereceu ao companheiro de campanha. "Não será a primeira vez que fico no sereno", comentou, sem querer falar na palavra rompimento. "Não significa nada", observou, ao lembrar que foi ao Palácio do Planalto atendendo a convite de Lula.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;