Cultura & Lazer Titulo Homenagem
Época de Ouro lembra hoje centenário de Jacob do Bandolim

Apresentação do grupo fundado pelo músico será no Sesc Pinheiros

Miriam Gimenes
20/07/2018 | 07:00
Compartilhar notícia


O músico, compositor e violinista brasileiro Jacob do Bandolim se estivesse vivo completaria, em dezembro, 100 anos. Ele foi o fundador do conjunto Época de Ouro – ‘nascido’ em 1964 e que de lá para cá já gravou 40 álbuns –, que hoje sobe ao palco do Sesc Pinheiros (Rua Paes Leme, 195), às 21h, para homenageá-lo.

A celebração é mais do que merecida, visto que o músico assumiu o protagonismo do movimento de resistência do choro nos anos 1960, época em que a bossa nova reinava quase absoluta. Entre os álbuns mais famosos está Vibrações, premiado como melhor disco instrumental de 1967.

Nove anos depois, Jacob faleceu, o que abalou o grupo, que só retomou as atividades em 1973, a convite de Paulinho da Viola. Quatro anos depois, gravaram o LP Época de Ouro Interpreta Pixinguinha e Benedito Lacerda, produzido por Jorginho do Pandeiro, e foram premiados como o melhor conjunto instrumental do ano, pela revista Playboy.

Essas foram apenas algumas das conquistas do grupo, cuja formação atual é Antônio Rocha (flauta a e flautim), Ronaldo do Bandolim (bandolim), Jorge Filho (cavaquinho), Toni 7 cordas (violão de sete cordas), André Bellyeni (violão de seis cordas) e Celsinho Silva (pandeiro). Os ingressos custam de R$ 12 a R$ 20, à venda no local. 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;