Esportes Titulo
Ramalhão adota filosofia 'mudar para vencer'
Dérek Bittencourt
Do Diário do Grande ABC
30/06/2011 | 07:30
Compartilhar notícia


Mudar. Não existia outra saída ao Santo André se não adotar tal atitude após três rebaixamentos praticamente seguidos em dois anos, que levaram o clube às Séries C do Brasileiro e A-2 do Paulista. A diretoria resgatou as apostas nas categorias de base, mesclando com veteranos. E a comissão técnica alterou esquema tático com a intenção de dar nova cara ao time, deixando de lado o 3-5-2 e voltando ao 4-4-2.

Se comparados os times-base do Paulistão e o que deve disputar a Série C, o que se vê agora é a predominância da juventude e da velocidade. Já o do Estadual segurava mais o ritmo na distribuição de bola e na ligação defesa-ataque (veja abaixo as diferenças de posicionamento entre os times).

"Aquele grupo (do Paulistão) tinha jogadores com mais cadência, como o Juan, o Walax, o Aloísio e o Allan. Era característica deles. Hoje, o Djalma e o Chiquinho têm mais agilidade e velocidade. O Brasília e o Vanderlei também são muito rápidos. Então mudou o jeito de jogar da equipe, que agora é muito mais veloz do meio para a frente", explicou o técnico Sandro Gaúcho.

No sistema defensivo, o time contava com Neneca, Anderson, Marcelo Godri e Sandoval. O último é o único que segue na equipe entre os 11 titulares. As novidades são as chegadas do veterano goleiro André Luís e do zagueiro Daniel Gigante. "Muda um pouco neste setor. Fazíamos linha de três (zagueiros), priorizando a parte defensiva, porque estávamos em momento ruim. Hoje é diferente. Temos a linha de quatro, com método e postura diferentes", analisou.

Independentemente da discriminação técnica por setores, o treinador destacou que a principal diferença está em cada um. "O que mais mudou foi a mentalidade. Todos estão focados, se dedicando, sabendo das nossas dificuldades, mas querendo vencer, buscando oportunidades e com pegada forte", afirmou o treinador.

Se o atual elenco tivesse disputado o Paulista, o time seria rebaixado? "Só o tempo é que vai falar e mostrar", concluiu Sandro Gaúcho.

Hoje, às 20h, o Ramalhão terá o terceiro jogo-treino pré-Série C. Após vencer Mauaense e Barueri, pega o Araxá-MG.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;