Política Titulo
CPI do Conselho Tutelar ouvirá cinco pessoas
Elaine Granconato
Do Diário do Grande ABC
27/10/2009 | 07:27
Compartilhar notícia


A CPI (Comissão Parlamentar de Inquérito) do Conselho Tutelar de Diadema irá ouvir as primeiras cinco pessoas envolvidas na eleição que escolheu dez representantes da cidade para mandato de três anos no conselho. Do total dos convidados, quatro são diretamente ligados à administração Mário Reali (PT). A primeira acareação está marcada para 9 de novembro, às 9h30, na Câmara.

Essa foi a conclusão da reunião, ontem à tarde, dos cinco vereadores integrantes da comissão. Nova reunião foi marcada para às 14 h do dia 3. Nela, a comissão discutirá a forma de encaminhamento das entrevistas, inclusive se os convidados serão ouvidos juntos, em duplas ou de maneira individual.

A princípio, os parlamentares pensam ouvir separadamente as pessoas, segundo o vice-presidente da CPI, Wagner Feitoza, o Vaguinho do Conselho (PSB). Os ofícios de convocação serão encaminhados pela Câmara.

Da ex-Comissão Eleitoral do Conselho Tutelar, serão chamados João Batista de Oliveira e Edson Rodrigues Veloso, ambos servidores comissionados na Prefeitura. Oliveira é diretor na Sasc (Secretaria de Assistência Social e Cidadania); Veloso, diretor do Departamento de Assistência Judiciária e Defesa do Consumidor.

Da relação ainda constam os nomes das ex-presidentes do CMDCA (Conselho Municipal da Criança e do Adolescente) - órgão ligado à administração e responsável pela realização do pleito - Maria Angélica Fenício Luksys e Zuleica Maria da Silva. As duas são servidoras públicas efetivas na Sasc.

Ao longo do processo eleitoral que durou cerca de seis meses, houve troca no comando da presidência do CMDCA. Saiu Maria Angélica e entrou Zuleica. O motivo da substituição até hoje não ficou claro.

Passada a eleição, houve nova troca no comando do órgão municipal. A ex-integrante da Comissão Eleitoral Maria Margarete Lira, representante da sociedade civil, foi nomeada presidente do CMDCA. Ela também será ouvida.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;