Os acadêmicos de São Caetano, pauta estabelecida por Memória para este ano de 2018. Uma delícia fazer e mergulhar mesmo que rasamente na vida de profissionais queridos e amantes da sua cidade. Caso de Paulo Benedetti.
Ele nasceu e sempre morou em São Caetano. Vivenciou o desenvolvimento e crescimento da cidade. Fez amizades que perduram até hoje. E, ao se aposentar, em 2015, começou a frequentar a Confraria do Café da Praça.
Tantas jornadas e passagens familiares, de estudos e de trabalho, e o retorno à Praça Cardeal Arcoverde, que marca a sua história de vida. Paulo Benedetti encontra velhos amigos e faz novos nas alegres tardes de bate-papo no café da Cidinha.
A igreja.
Os bailes.
O distanciamento involuntário da cidade
O feliz retorno
Na igreja Sagrada Família fui batizado, crismado, casado. Celebrei bodas de prata e de ouro. Fui congregado mariano.
O cursilho e o encontro de casais foram realizados na igreja da Vila Barcelona. Novas amizades que se mantêm.
Com esses amigos fizemos várias viagens para o Brasil e Exterior.
Na juventude, frequentei bailes no Moinho São Jorge, no clube da General Motors e da Cerâmica São Caetano.
Em 1983, o início do trabalho em São Paulo, na Secretaria da Fazenda. Trinta e três anos de casa. Comecei como agente fiscal de renda, depois coordenador e finalmente inspetor fiscal.
Período, também, de muitas amizades e viagens. Continuamos a manter contato.
Saia cedo e voltava à noite para São Caetano, o que significou o afastamento um pouco do convívio com o pessoal da cidade. Nos fins de semana, a ida para Atibaia. E o Rotary, que frequentei como convidado.
LINHA DO TEMPO
Nascimento: São Caetano, em 8 de abril de 1946
Filiação: João Benedetti e Amélia Piffer Benedetti
Irmãos: Jose Antonio Benedetti e Maria Benedetti Della Colleta
Mulher: Sonia Maria Coppini Benedetti
Filhos: Silvia Helena, Andreia Simone e João Paulo
Netos: Yohana, Eric, Paola e Jean
Escolaridade: Escola Sagrada Família (curso primário); Instituto de Ensino São Caetano (ginásio e técnico em contabilidade); Faculdade de Direito de Guarulhos e Imes-São Caetano (Administração de Empresa).
Atividades profissionais – Iniciadas com 14 anos, em 1960. Trabalhou no Bradesco e na General Motors; em 1964 abre escritório próprio de contabilidade; em 1973, acrescenta ao escritório a atividade de advocacia; exerceu também a administração da indústria Alpama Ltda, até 1983; em 1983 ingressa na Secretaria da Fazenda do Estado de São Paulo, aposentado-se como auditor fiscal em 2015.
Diário há 30 anos
Sábado, 11 de junho de 1988 – ano 31, edição 6776
Manchete – Juros limitados criam risco ao País, diz Ronaldo Costa Couto, ministro-chefe do Gabinete Civil da Presidência da República
Sistema Trólebus – Prefeitura de Santo André perde. E Metrô impõe traçado do corredor entre a Estação Ferroviária e o Paço.
São Caetano – Prefeito Walter Braido faz entrega da Escola Municipal Integrada (creche/Emei) do bairro São José, no Bosque do Povo.
Memória – Susam (Superintendência de Saneamento Ambiental) absorve a Cicpaa (Comissão Intermunicipal de Controle da Poluição das Águas e do Ar).
Crônica (Guido Fidelis) – É amando que se é amado.
Polícia – Quatro assaltos a postos bancários no Grande ABC: Hospital Assunção, Firma Arazan (Santa Terezinha), Firma Olimpos Metal (bairro Campestre) e Banco Itaú em firma do Jardim Ruyce.
Em 11 de junho de..
1903 – A Irmandade do Santíssimo Sacramento de São Bernardo registra, em ata, que a Câmara autorizara concessão de área para a instalação do Cemitério da Irmandade, ao lado do atual Cemitério de Vila Euclides.
1918 – São Paulo e outras cidades lembram a Batalha do Riachuelo, de 11 de junho de 1865, um dos episódios mais importantes da Guerra do Paraguai. Durou um único dia. E o Brasil saiu-se vencedor.
A guerra. Do noticiário do Estadão: a navegação entre os Estados Unidos e as Américas.
1948 – Fundado o Centro Espírita Fraternidade Humana, de Utinga, Santo André.
1958 – Sesi (Serviço Social da Indústria) inaugura um museu de cera em São Bernardo.
Santos do Dia
Paula Frassinetti (Itália, Gênova, 1809 – Roma, 1882). Fundadora da Congregação de Santa Dorotéia.
Barnabé
Parísio
Hoje
Dia do Educador Sanitário
Dia da Marinha Brasileira
Municípios Brasileiros
Celebram aniversários em 11 de junho:
No Paraná, Anahy
Na Bahia, Brumado e Condeúba
Em Santa Catarina, Curitibanos e Marema
Em Sergipe, Japaratuba
No Mato Grosso do Sul, Maracaju
Em Minas Gerais, Rio Espera
Em Pernambuco, Rio Formoso
A fauna do Grande ABC
Sarué ou gambá de orelha preta
Nome científico: Didelphis aurita
Habita o Brasil, Argentina e Paraguai
Fotografado em Riacho Grande
Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.