Setecidades Titulo Santo André
Parque Celso Daniel é o terceiro contemplado com internet sem fio

Meta é levar tecnologia aos 11 equipamentos da cidade até o fim do ano

Juliana Stern
Especial para o Diário
09/06/2018 | 07:00
Compartilhar notícia
Nario Barbosa/DGABC


 O Parque Prefeito Celso Daniel, no bairro Jardim, é o terceiro de Santo André a contar com wi-fi gratuito. O ponto, que oferece conexão com velocidade de 100 megabytes por segundo, sem restrições de download de dados, foi instalado ontem. A ação integra o projeto Wi-fi nos Parques, que pretende levar a tecnologia aos 11 equipamentos de lazer da cidade até o fim do ano. O Parque Escola será o próximo contemplado, no dia 15.

Já tendo sido implementada nos parques Pignatari e da Juventude, o projeto contabiliza 2.802 usuários distintos cadastrados, sendo que média de 500 são frequentes – utilizam o serviço quase que diariamente. “É um item de conforto à população. Ficamos felizes em trazer a modernidade para os parques da cidade, ainda mais de maneira gratuita”, afirma o prefeito Paulo Serra (PSDB).

A ação conta com investimento de R$ 20 mil por ponto instalado, totalizando R$ 220 mil. “É um custo baixo, principalmente porque a tecnologia é desenvolvida pela nossa própria equipe”, comenta o prefeito.

O sistema de rede sem fio instalado nas áreas verdes utiliza tecnologia de fibra ótica, aproveitando os 200 quilômetros de cabos que conectam os prédios públicos do município. O sinal de wi-fi alcança um raio de 150 metros, sem obstruções.

Segundo o coordenador do Núcleo de Tecnologia e Inovação de Santo André, Pedro Seno, a tecnologia é a mesma utilizada nos campi paulistas da USP (Universidade de São Paulo). “No Brasil, a USP já utiliza essa tecnologia, mas ela também é utilizada nos países desenvolvidos, em pontos que aglomeram muitas pessoas, como o Estádio Santiago Bernabéu, em Madri, na Espanha, e alguns parques da Disney, nos Estados Unidos”, afirma.

Para se conectar, o usuário precisa encontrar a rede Wi-fi Santo André em seu dispositivo e realizar cadastro com nome, e-mail, telefone e cidade em que reside. A equipe do Diário esteve no Parque Prefeito Celso Daniel ontem e testou a conexão. Apesar de o cadastro levar algum tempo, a internet é rápida e estável.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;