Cultura & Lazer Titulo Da alma
Stela do Patrocínio será lembrada em peça

Trajetória da poeta que era esquizofrênica será contada por Cleide Queiroz no Itaú Cultural

Miriam Gimenes
06/06/2018 | 07:51
Compartilhar notícia
João Caldas Filho/Divulgação


Stela do Patrocínio (1941-1997) falava com poesia. Internada aos 21 anos por ter esquizofrenia e ser psicopata, foi em tratamento – a maior parte na Colônia Juliano Moreira, a mesma em que ficou Arthur Bispo do Rosário –, que declamou sua obra, gravada em fita cassete, cujos versos foram transcritos, organizados e publicados em 2001, pela escritora Viviane Mosé.

É sobre a trajetória singular desta poeta que se trata o espetáculo Palavra de Stela, que será apresentado sexta, sábado e domingo no Itaú Cultural, em São Paulo. No papel da personagem solo está a atriz Cleide Queiroz, que segue adaptação de Elias Andreato.

Trata-se de um texto inspirado na vida e na obra poética de sua personagem título, que assim que teve diagnosticado os problemas psiquiátricos, foi internada no Psiquiátrico Pedro II, no Rio de Janeiro, e quatro anos depois foi transferida para a Colônia Juliano Moreira, em Jacarepaguá, onde ficou até sua morte, em 1992. Nesse período de isolamento, ela desenvolveu seu discurso poético, o ‘falatório’, marcado pelas angústias e trazendo à tona a rotina manicomial e a sua visão em relação à vida, ao mundo e a si própria.

Com mais de meio século de carreira, Cleide uma relação muito pessoal com a temática da peça, como uma mulher negra, da mesma forma que Stela, e que na adolescência conviveu com a internação da mãe por apresentar esquizofrenia.

Palavra de Stela – Teatro. Itaú Cultural (Avenida Paulista, 149). Sexta e sábado, às 20h, e, no domingo, 19h. O ingresso é gratuito e deve ser retirado uma hora antes do espetáculo. 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;