Economia Titulo
Diadema realiza palestras para comerciantes de rua da cidade
Tauana Marin
do Diário do Grande ABC
10/11/2010 | 07:13
Compartilhar notícia


A fim de oferecer suporte aos lojistas de Diadema, o projeto Bom Negócio abre seu novo ciclo de palestras, que serão realizadas entre hoje, amanhã e o dia 19. Os eventos devem atualizar os comerciantes da cidade quanto ao mercado e passar dicas sobre áreas de marketing e de finanças.

O público-alvo são 105 lojistas dos bairros Piraporinha, Eldorado e Centro - que estão inseridos no programa desde que ele foi implantado pelo município em setembro de 2009.

Hoje o tema a ser abordado será Entendendo Custos, Despesas e Preço de Venda. Na palestra de amanhã, o assunto será Tecnologia da Informação: Uma Necessidade nos Negócios, e dia 19, Como Atrair, Conquistar e Manter Clientes.

"Depois da inauguração do Shopping Praça da Moça (em maio de 2009), na cidade, sentimos a necessidade de ajudarmos os comerciantes de rua a expandirem seus negócios, os tornando mais competitivos", explica Walter Bottura, diretor do departamento de articulação e desenvolvimento empresarial de Diadema.

A partir de então, com o apoio da ACE (Associação Comercial e Empresarial) de Diadema, e dos técnicos do Sebrae-SP (Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Estado de São Paulo), os comerciantes recebem auxílio na elaboração de projetos de merchandising, que contam com sugestões de melhoria das fachadas e interiores das lojas, além de dicas sobre administração financeira e treinamento de funcionários. O projeto não gera custos para os lojistas.

"As classes C e D estão mais exigentes a cada dia. Por isso, é preciso que os comerciantes se conscientizem de que é preciso inovar na arte de vender. Isso estimula a concorrência e faz com que todos os lojistas cresçam, não apenas na estrutura, mas na forma de atendimento", esclarece Bottura.

Tudo isso tem sido feito por meio de palestras e visitas técnicas. Atualmente, há 139 comerciantes inseridos no projeto - sendo que, 105 são formais e 34 informais.

Para combater a informalidade, a orientação foi buscar auxílio do PAE (Posto de Atendimento Avançado) do Sebrae Regional. O posto fica dentro da ACE/Diadema e funciona todas as quintas-feiras, das 8h30 às 12h.

Implantando pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Trabalho, o projeto deverá se expandir em 2011 para outros três bairros de Diadema. Os novos locais já estão em estudo.

Serviço: Informações podem ser obtidas na ACE/Diadema. Rua das Turmalinas,108, Jardim Donini, no Centro.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;