Esportes Titulo
Patrocínio público possibilita profissionalização de atleta paraolímpico
Da Agência Brasil
14/08/2005 | 16:18
Compartilhar notícia


A profissionalização do esporte paraolímpico, que é possível principalmente por causa do patrocínio público, é responsável cada vez mais por revelar nomes como o do nadador Clodoaldo Silva. O atleta foi vencedor de seis medalhas de ouro e uma de prata, nas olímpiadas de Athenas, no ano passado e é um exemplo, garante Sérgio Gatto, vice-presidente do CPB (Comitê Paraolímpico Brasileiro).

Gatto destaca o patrocínio público às entidades paraesportivas como um dos principais fatores do sucesso desses atletas. "Principalmente por meio da lei Agnelo/ Piva, de 2001, que este ano garantiu cerca de R$ 12 milhões para o esporte paraolímpico", diz. Sérgio Gatto conta que este valor, adicionando os R$ 3,4 milhões repassados pelas Loterias Caixa, corresponde a praticamente todo o orçamento do paraesporte brasileiro que, apesar de ser responsável por conquistas, ainda é considerado baixo. "A organização melhorou muito. Antigamente não existia verba para nada", diz. "Mas ainda não é o suficiente".

Segundo Sérgio Gatto, o Brasil participou pela primeira vez, em 1972, na Alemanha, de uma paraolímpiada e os atletas não ganharam nenhuma medalha. Já ano passado, em Athenas, os brasileiros trouxeram para casa 14 medalhas de ouro, 12 de prata e sete de bronze. "O desenvolvimento do paraesporte é claro e pode ser comprovado com essa evolução", diz.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;