Cultura & Lazer Titulo
São Bernardo projeta 25 cineclubes
Luís Felipe Soares
Do Diário do Grande ABC
23/08/2010 | 07:40
Compartilhar notícia
Orlando Filho/DGABC


A cultura audiovisual de São Bernardo promete se enriquecer com o projeto inicial da Secretaria de Cultura de implantar 25 cineclubes na cidade. Os espaços serão abertos em cinco bibliotecas e 20 locais independentes espalhados em bairros periféricos da cidade.

O objetivo da iniciativa é fazer com que o maior número de pessoas tenha acesso a atrações audiovisuais, democratizando o contato com esse tipo de informação. As atividades dos cineclubes servirão para formação de público - direcionadas sobretudo a uma plateia que dificilmente tem contato com cinemas convencionais. Locais como a Sociedade Amigos do Jardim Industrial, a Associação de Moradores de Vila Lulaldo, o Clube de Mães de Vila Moraes e o Núcleo de Comunicação Marginal disponibilizarão seus espaços para receber o projeto.

Os espaços independentes que se transformarão em pequenas salas de projeção receberão todo o equipamento necessário para a exibição de longas-metragens, documentários, animações e curtas-metragens. Itens como projetores, tela e caixas acústicas serão disponibilizados, assim como um acervo em DVD da Programadora Brasil. Nesses novos pontos, os próprios moradores dos bairros ficarão com a responsabilidade de elaborar a programação dos filmes, sendo que a Prefeitura promoveu cursos de capacitação sobre cineclubes com representantes das comunidades.

Programada para esse segundo semestre, a segunda etapa do projeto consiste na entrega de 29 equipamentos para entidades como escolas públicas, sindicatos e toda a sociedade civil que demonstrarem interesse na ideia.

Atualmente, o único cineclube em atividade em São Bernardo é o Photogramas, localizado no auditório da Pinacoteca Municipal (Rua Kara, 105, Jardim do Mar. Tel.: 4125-2466). Com programação escolhida por agentes da Secretaria de Cultura, a iniciativa já apresentou mostras que tiveram como tema a obra do cineasta Alfred Hitchcock, a Copa do Mundo e a questão indígena. As exibições ocorrem sempre às sextas-feiras e aos sábados.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;