Política Titulo
TRE-RJ rejeita recurso de Garotinho
29/06/2010 | 09:41
Compartilhar notícia


O TRE-RJ (Tribunal Regional Eleitoral do Rio de Janeiro) rejeitou, por unanimidade, o recurso apresentado pelo ex-governador Anthony Garotinho (PR) contra decisão que o tornou inelegível por três anos. A manutenção da sentença estabelecida em maio pela Justiça Eleitoral fluminense também afeta a prefeita de Campos dos Goytacazes, Rosinha Garotinho, que teve o mandato cassado.

Com a rejeição dos embargos apresentados pela defesa de Garotinho, o ex-governador vê se agravar sua situação política e complica ainda mais sua tentativa de voltar ao Palácio Guanabara na eleição de outubro. Ele já havia apresentado medida cautelar ao TSE (Tribunal Superior Eleitoral), para tentar sustar sua inelegibilidade a tempo de ter sua candidatura oficializada em convenção do PR. Na semana passada, o ministro Marcelo Ribeiro negou liminar ao pleito de Garotinho, alegando que preferia esperar a decisão do TRE-RJ. O prazo para registro de candidaturas encerra no dia 5.

O casal Garotinho foi condenado por abuso de poder econômico e uso indevido de meios de comunicação nas eleições de 2008. O TRE-RJ afirma que Rosinha, então candidata à prefeitura de Campos dos Goytacazes, foi beneficiada por publicações e programas no jornal e na rádio do grupo O Diário.

De acordo com a assessoria de imprensa de Garotinho, ele iria se manifestar sobre a decisão apenas pelo seu blog pessoal na internet. Em texto publicado no fim da manhã de ontem, o ex-governador lamenta, mas afirma que já esperava que o TRE-RJ rejeitasse seu recurso porque, segundo ele, "todo o processo sofreu influências poderosas nos bastidores". O ex-governador ainda diz estar certo de que o TSE aceitará seu recurso. A prefeitura de Campos informou que Rosinha também vai recorrer da decisão no TSE.

Garotinho afirma que foi vítima de um julgamento político e acusa o atual governador Sérgio Cabral Filho (PMDB) de influenciar a decisão da Justiça Eleitoral do Rio. Os dois eram aliados até o fim de 2006, mas brigaram depois da posse de Cabral. Caso Garotinho consiga derrubar a sentença que cassou seus direitos políticos e consiga disputar a eleição, a expectativa é que ele baseie sua campanha em ataques ao ex-aliado.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;