Memória Titulo Memória
Copa do Mundo. Memofut. E o Corintinha de São Caetano
Ademir Medici
26/05/2018 | 07:00
Compartilhar notícia


O espírito da Copa do Mundo na Rússia ainda não ganhou a movimentação de outras Copas. Talvez nem venha a ganhar, diante da crise que o Brasil atravessa. Mas o evento movimenta alguns setores específicos, como o Memofut – Grupo Literatura e Memória do Futebol – que realizou neste mês, no Museu do Futebol, a sua 98ª reunião.

Por outro lado: a febre das figurinhas voltou com força. Jornaleiros como a do Bitu, no bairro Santa Terezinha, em São Bernardo, começam a expor bandeiras verde-amarelas. E o professor José de Souza Martins fala de futebol. Ele se lembra de um bar e de um time que fez história em São Caetano. 

É com a crônica do professor Martins que Memória vai de cabeça atrás de notícias que nos levarão ao próximo Campeonato Mundial de Futebol. De repente o Brasil conquista o hexa, né?

Bar Piola

Texto: José de Souza Martins

O Bar Piola, em São Caetano, é um bar que ficava, e ainda fica, muito diferente, na esquina da Rua Alagoas com a Rua Pernambuco. Era lá que se reuniam os torcedores do Corintinha. Com acesso pela Rua Pernambuco, aos fundos do bar ficavam o vestuário e o chuveiro do clube. O campo era um terreno baldio situado no quadrilátero da Rua José do Patrocínio, Rua Paraíba, linha de transmissão da Light e Rua Pernambuco.

Localidade de italianos e descendentes, o Bar Piola tomou esse nome em homenagem a Silvio Piola, grande jogador italiano, autor do gol decisivo na vitória da seleção italiana sobre a seleção da Hungria, na Copa do Mundo de 1938.

Foi à porta do Bar Piola que meu irmão e eu começamos a trabalhar em 1950 como engraxates, com caixas feitas por meus primos na carpintaria da Senador Vergueiro.

Na área metropolitana de São Paulo houve outras casas comerciais chamadas Piola. Como houve outros Corintinhas. O da Rua Pernambuco foi fundado em 1928, por trabalhadores residentes naquela área do distrito. Vários deles eram meus primos, do ramo dos Ribeiro. Morávamos todos entre a Rua Pernambuco e a Rua Senador Vergueiro, principalmente na Rua Paraíba, onde morava minha tia-avó, Albina, mãe de uma linhagem de Ribeiros, todos carpinteiros, que tinham uma carpintaria na Senador Vergueiro, a Carpintaria Paratodos, e outra na Rua Santa Catarina. A irmã dessa tia-avó, a Mãe Maria, minha avó paterna, morava na José do Patrocínio, na casa em que nasci, em 1938. Fui vizinho do campo do Corintinha a vida toda, até mudar para São Paulo, em 1962, já aluno da USP. Não lembro dos jogos, nem dos jogadores, só de um, o Olímpio, goleiro, que casou com minha prima Dirce Ribeiro. Mas lembro dos vendedores de amendoim torrado com casca e de tremoço. Também não lembro da cara dos vendedores, mas lembro dos amendoins e dos tremoços. Acho que memória pode ser isso: o que se come e não o que se vê. Ou seja, a memória fica no estômago...

Diário há 30 anos

Quinta-feira, 26 de maio de 1989 – ano 30, edição 6762

Manchete – Serra do Mar é patrimônio nacional, decidia o Congresso Constituinte, ao aprovar o capítulo referente ao meio ambiente.

Campeonato Paulista – No Bruno Daniel, Santo André 1, América de São José do Rio Preto 1.

Memória – As bonequinhas porcelana de Mauá.

Crônica (Guido Fidelis) – Assuntos nacionais preocupam madame.

Em 26 de maio de...

1918 – Jogos de futebol marcados para este domingo: o São Caetano EC enfrentava o Columbia, no campo do adversário; e o Corinthians, de Santo André, recebia o Flamengo Itália.

A guerra. Do noticiário do Estadão: a missão naval brasileira, associando-se às celebrações do terceiro aniversário da Itália no conflito, depositava flores naturais sobre os monumentos de Victor Manuel, Garibaldi e Colombo.

Alemanha prepara 130 divisões para o ataque e mais 80 divisões de reserva; os aliados preparavam-se para o contragolpe. 

1923 – O governo autoriza implantação da Firestone no Brasil.

2013 – O jornalista Mário Porfirio Rodrigues é eleito professor emérito da USCS (Universidade Municipal de São Caetano), por indicação do professor Oscar Garbelotto.

Municípios Brasileiros

Celebram aniversários em 26 de maio: 

Em Tocantins, Aguiarnópolis, Bandeirantes do Tocantins, Chapada do Areia, Crixás do Tocantins, Luzinópolis, Oliveira de Fátima, Pugmi, Santa Rita do Tocantins, Santa Terezinha do Tocantins, Talismã e Tupirama

Na Bahia, Barreiras

Em Pernambuco, Brejo da Madre de Deus e Buique

Na Paraíba, Itabaiana

No Rio de Janeiro, Maricá

No Paraná, Santa Helena

Em Santa Catarina, Urussanga

Fonte: IBGE

Hoje

Dia Nacional de Combate ao Glaucoma

Dia do Revendedor Lotérico

Nas Ondas do Rádio

Rádio Bandeirantes AM (840) e FM (90,9) – Memória. Copas do Mundo – décimo de uma série de 12 programas: o Brasil festeja o tetracampeonato sobre a Itália, Estados Unidos, 1990. Produção e apresentação: Milton Parron. Hoje, às 23h, com reprise amanhã, às 5h.

Santos do Dia

Felipe Neri (Itália, 1515-1595). O Apóstolo de Roma, o Santo da Alegria.

Nossa Senhora do Caravaggio

Eva de Liége

Maria Ana




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;