Tecnologia Titulo DroneShow 2018
Salva-vidas, entregador e mais: conheça os drones diferentões do mercado
Da Redação, com assessoria
Do 33Giga
17/05/2018 | 13:18
Compartilhar notícia


A DroneShow 2018 termina hoje (17). Maior feira do setor na América Latina, atraiu no primeiro dia centenas de pessoas interessadas em conhecer novidades e lançamentos. Reunindo 52 expositores, a feira trouxe o que há de mais moderno e atual no mercado. Confira os maiores destaques.

Quer ficar por dentro do mundo da tecnologia e ainda baixar gratuitamente nosso e-book Manual de Segurança na Internet? Clique aqui e assine a newsletter do 33Giga

Drone mais caro

A empresa Dahua Technology trouxe para o evento um drone com sensores e câmeras 4K. Dependendo da tecnologia acoplada a ele, o valor por ser bem maior que R$ 100 mil. Esse tipo de equipamento pode ter várias aplicações: resgate de emergência, prevenção a fogo em florestas, bases navais, patrulha florestal, reconhecimento facial, supervisão de trânsito, energia eólica, segurança e muito mais.

Drone com reconhecimento facial

A Black Bee Drones, formada por estudantes da Universidade Federal de Itajubá, chamou a atenção com um drone que faz reconhecimento facial. Com um aparelho autônomo de filmagem é possível aplicar essa solução utilizando um algoritmo para focar em uma pessoa específica.

O público também pode ver uma forma alternativa para controlar o drone: a aplicação de resposta a estímulos sonoros. “Nesse caso, o computador de solo, onde está rodando o sistema, identifica uma frequência específica que dispara algum comando para o drone. Essa aplicação também pode ser usada com drones de segurança que executam uma missão após o sistema identificar o som de um alarme, por exemplo”, detalha Caíque Duarte, capitão da equipe.

Drone que faz entrega de medicamentos

Com o objetivo de entregar medicamentos, a empresa SMX desenvolveu um drone para delivery. Para isso, utiliza um hexacóptero e um programa desenvolvidos pela marca nacional SMX Systems. A promessa é que o aparelho e a carga sobrevoem uma rota de 500 metros com velocidade máxima de até 32 km/h. A altitude deve ser de 15 metros.

Para fazer a entrega dos medicamentos, a SMX utiliza o drone SMX-DLV-1 com um software instalado para receber as coordenadas de origem e destino do delivery. Logo após decolar com a rota pré-programada, a empresa responsável pela simulação afirma que é possível monitorar todo o trajeto em tempo real com a ajuda de uma câmera acoplada no equipamento.

De acordo com a SMX Systems, a tecnologia que será usada na primeira simulação oficial pode ser útil em áreas de risco ou de difícil acesso. É possível ainda auxiliar na área da saúde com entregas de emergência em hospitais e regiões distantes.

Drone que faz resgate na água

A Guarda Civil de São Paulo mostra durante a DroneShow 2018 um equipamento criado pela empresa gaúcha SkyDrones: um drone com sistema de resgate SARtube (com boia auto inflável e software de aproximação e lançamento automáticos). O equipamento já foi testado na Represa Guarapiranga durante o lançamento da Operação de salvamento com drones no socorro às vítimas de afogamento.

Na prática, ao identificar uma vítima de afogamento, os equipamentos de drones com boias salva-vidas acopladas, são direcionados até o local onde a vítima se encontra. Dessa forma, é acionado o dispositivo que solta o sistema de boias sobre a água para auxiliar no primeiro socorro à pessoa no momento do afogamento até a chegada do resgate.

O sistema utilizado é o SARtube, que traz o lançador e a boia, além do software pelo qual o aparelho se posiciona e lança automaticamente a boia, depois que o operador toca sobre a imagem da vítima no visor de seu controle. A principal vantagem é que a tecnologia pode ser instalada em drones menores e de baixo custo – no caso dos bombeiros brasileiros, modelos Phanton, da chinesa DJI.

Leia mais
Transforme uma GoPro em drone com ajuda da traquitana AER
Ruanda começa a usar drones para entregar bolsas de sangue à população mais afastada
Tecnologia detecta ponto exato de onde um drone está sendo controlado

Agora que você já conhece as novidades da DroneShow 2018, confira casos inusitados envolvendo drones que chamaram a atenção ao redor do mundo:

 
 
 
<
>



Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;