Política Titulo Transição
Tunico Vieira será secretário executivo do Consórcio

Ex-vereador de São Bernardo substitui Palacio e fala em manutenção de projetos

Humberto Domiciano
Do Diário do Grande ABC
08/05/2018 | 07:21
Compartilhar notícia
Claudinei Plaza/DGABC


Ex-vereador de São Bernardo, Tunico Vieira (MDB) será o novo secretário executivo do Consórcio Intermunicipal do Grande ABC. Ele substitui Fabio Palacio (PSD), que deixou a entidade para se dedicar à pré-candidatura a deputado. Durante a transição, a função no colegiado de prefeitos foi ocupada por 32 dias interinamente pelo diretor jurídico Uriel Aleixo – ele retorna ao posto original.

Ao assumir o cargo, Tunico afirmou que o grande desafio é garantir a continuidade dos projetos já estabelecidos pelo Consórcio. “Acredito que uma região como a nossa precisa ter políticas integradas em várias áreas e não se consegue pensar em uma cidade atraente nos moldes das grandes metrópoles sem ter essa interligação. Temos serviços que extrapolam os limites municipais como o tratamento de resíduos sólidos, a Mobilidade Urbana e a Segurança Pública. Sabendo das limitações constitucionais, se não tiver uma organização de apoio municipal com garantias para busca de recursos e formulação de projetos coletivos junto ao governo federal, fica difícil oferecer qualidade de vida às pessoas.”

O novo secretário executivo reconheceu que a situação de São Caetano gera preocupação ao Consórcio. “Tenho certeza que as questões políticas fazem parte do dia a dia, principalmente em um ano eleitoral no qual as forças políticas tenham alguma inquietude e cada prefeito e suas lideranças tenham suas preferências. O desafio é não deixar que essas questões atrapalhem. A instituição continua, políticas públicas seguem e devem ser mantidas. Minha estada é para dar continuidade e dar sequência aos projetos, tentando afastar os ruídos eleitorais, para preservar o corpo técnico. Tenho certeza que o crescimento do Consórcio e a busca de repasses vão demonstrar que o pagamento da mensalidade não será ônus e sim um investimento da cidade”, pontuou.

A Câmara de São Caetano oficializou na semana passada o calote no Consórcio. Os vereadores deram aval à emenda de autoria de Edison Parra (PSB) - ao projeto do governo José Auricchio Júnior (PSDB) que autoriza a concessão de repasses para instituições no exercício de 2018 - para suspender a contribuição da cidade à entidade no valor de R$ 1,2 milhão.

Outra missão que o novo titular terá à frente da entidade será a conclusão de acordo de parceria com a União Europeia. No fim do mês, uma delegação do colegiado fará visita técnica à cidade italiana de Turim. Caso o acordo seja finalizado, em outubro, a região poderá pleitear até 30 milhões de euros para projetos de Mobilidade Urbana.

Ex-vereador e ex-secretário de diversos governos em São Bernardo, Tunico também foi incumbido de encontrar quadro técnico para ocupar a direção da Casa do Grande ABC em Brasília, posto vago desde novembro. 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;