Internacional Titulo
Espanha, França e Alemanha formam grupo militar de intervenção
Da AFP
23/05/2005 | 13:54
Compartilhar notícia


Um grupo militar de intervenção rápida foi formado, nesta segunda-feira, mediante acordo assinado entre França, Espanha e Alemanha, por seus respectivos ministros de Defesa. De acordo com os militares dos países, o objetivo do acordo é permitir uma "contribuição concreta" da UE (União Européia) para administrar crises e demais problemas em qualquer lugar do mundo.

Segundo a ministra de Defesa da França, Michelle Alliot-Marie, 13 grupos táticos deverão ser formados até 2007, com o alistamento de 1,5 mil combatentes. Polônia, Eslováquia, Lituânia e Letônia também farão parte desses grupos.

Estes grupos táticos ilustram a nova estratégia de segurança preparada pela UE para enfrentar possíveis crises. O modelo de referência é a operação Artémis, realizada pela União Européia em Ituri (nordeste da República Democrática do Congo) em meados de 2003.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;