Cultura & Lazer Titulo Filme
'Ciganos da Ciambra', um retrato duro e realista
03/05/2018 | 07:01
Compartilhar notícia


Produzido por Martin Scorsese e Rodrigo Teixeira, Ciganos da Ciambra beneficiou-se da parceria para ganhar a mídia na Europa e nos EUA. O filme ganhou mais elogios. Em outubro de 2017, o diretor italiano Jonas Carpignano veio mostrar seu filme no Festival do Rio. Havia a expectativa de que Ciganos, indicado pela Itália, cavasse uma vaga no Oscar. No final, isso não ocorreu, mas nem por isso o filme é menos digno de atenção.

Ao repórter, Carpignano contou como nasceu o projeto. Parece coisa de cinema, você vai ver. O filme conta a história de uma família de ciganos na região da Ciambra. Em 2011, Carpignano teve seu carro roubado por parte do bando. Foi atrás do ladrão, conheceu a família - e imediatamente começou a sonhar com o filme. Pio, interpretado por Pio Amato, é apenas um garoto, mas já age como homem. Nem precisou fazer muita preparação. O personagem é ele.

Para a crítica, Carpignano bebe na fonte do neorrealismo. Afinal, atores não profissionais, o retrato realista de uma comunidade pobre, marginalizada. O diretor diz que não pensou em Roberto Rossellini nem Vittorio De Sica, mas reconhece que, sendo cinéfilo, ambos fazem parte do seu imaginário. "Essa coisa de dramatizar pessoas e coisas da vida real pode criar o vínculo, mas o cinema é dinâmico e o neorrealismo influenciou a nouvelle vague, o Cinema Novo. Hoje, seria impossível criar um neorrealismo puro, porque tudo mudou.

Tem gente que diz que vê no filme a pegada de Cidade de Deus. Pode ser, mas a influência, a referência do neorrealismo existe e é forte. Define um cinema comprometido com a realidade, o que Ciganos da Ciambra quer ser, com certeza."

E Pio, por que não veio ao Rio? "Ele estava louco para vir, mas Pio agora tem carro, tirou a carta. Não um carro roubado, mas comprado com dinheiro do seu trabalho. E ele arranjou uma namorada. Ele está curtindo esse momento tão rico da sua juventude."

As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;