Cultura & Lazer Titulo
São Bernardo exibe 'Vento nos Levará', de Kiarostami
Cássio Gomes Neves
Do Diário do Grande ABC
05/02/2003 | 21:25
Compartilhar notícia


A Mostra da Mostra, em São Bernardo, vai de O Vento nos Levará (1999) na sessão desta quinta, às 20h, no teatro Cacilda Becker. É filme de um Abbas Kiarostami já consolidado, já reconhecido por Gosto de Cereja, A Vida e Nada Mais e Através das Oliveiras. Privilégio de poucos, era então dono de um termo que lhe identificava a obra (kiarostamiano) após levar o neo-realismo, a metalingüística e crises geracionais ao cinema iraniano. Com O Vento nos Levará, admite uma característica a mais, inibida, mas tocável: a influência de Michelangelo Antonioni.

Simples, a sinopse dá conta da missão de um cineasta, incumbido por rede de TV a filmar um ritual de morte dedicado unicamente a anciãs. Ao chegar ao local, cidade pequena no Irã, tem de aguardar a morte de uma das mulheres idosas para cumprir a encomenda. Fica esperando.

Antonioni está na poesia fertilizada pelo tédio, na vida representada como um longo espaço de tempo a ser preenchido ao bel-prazer do homem – não necessariamente de suas necessidades. O personagem espera, vela as suspeições e nada de morte. Nesse meio-tempo, Kiarostami celebra a vida, incrementa O Vento Nos Levará com os signos e metáforas que lhe são peculiares. E insiste (incrível!) em fazer filme grande. Mais uma vez.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;