Cultura & Lazer Titulo
Show dos Stones foi mesmo o maior?
Alessandro Soares
Do Diário do Grande ABC
21/02/2006 | 08:08
Compartilhar notícia


Os Rolling Stones estão na Argentina para duas apresentações, nesta terça-feira e quinta-feira, no estádio do River Plate, em Buenos Aires. Ao contrário dos companheiros de banda, Mick Jagger só deixou o Brasil segunda-feira à tarde, depois de passar o domingo com o filho Lucas, que teve com a modelo Luciana Gimenez, e depois de uma festinha na boate Baronette, em Ipanema, no Rio, da qual saiu à 1h da manhã de segunda-feira. Dificilmente o público portenho superará o de sábado à noite em Copacabana. Portanto, responda rápido a este quiz. A maior platéia presente diante de um show de rock ao ar livre do mundo foi: a) A Bigger Bang Tour, com Rolling Stones em Copacabana, sábado passado; b) festival de Woodstock em 1969; c) Live 8, julho do ano passado, em Londres e mais oito palcos em diferentes países; d) Isle of Wight Festival, em 1970, o último em vida de Jimi Hendrix; e) nenhuma das anteriores.

Se você embarcou na onda do Fantástico e dos arautos de fim de semana, errou ao apostar na alternativa a. De fato, os Rolling Stones se apresentaram para a maior platéia de sua história, só não há consenso quanto ao número máximo – se 2 milhões, 1,5 ou 1,2 milhão de pessoas –, mas não menos do que 1 milhão viram o show em Copacabana. Acertou o quiz quem apostou na letra e.

A polêmica foi levantada pelos jornais ingleses no domingo. Na mesma praia, no Réveillon de 1994, foi estabelecido o recorde de público para um show de rock. Dia 31 de dezembro, antes dos fogos estourarem nas areias de Copacabana, o inglês Rod Stewart se apresentou para 3,5 milhões de pessoas. O número está no livro Guinnes World Records como o maior público presente a um show de rock. Número estimado pela mesma Polícia Militar e autoridades que calcularam o público dos Stones. É tão impressionante que dá para desconfiar do exagero de cálculo, pois à época a imprensa levantou dúvidas quanto à capacidade da praia e arredores de receber tanta gente.

Exagero ou não, é este o número recordista como o maior público em um show de rock. Nem Mick Jagger chamou para si o recorde. Para ele, a apresentação era uma grande festa (“party”), e com muito mais gente do que os 500 mil que viram os Stones no Hyde Park, em Londres, em 1968. Para os Stones, foi sua maior festa na praia.

Ao vivo? – A Rede Globo anunciou semanas antes que exibiria o show ao vivo, mas começou a mostrar Jagger e cia. com 30 minutos de atraso, graças à novela Belíssima, ao Big Brother Brasil e aos anunciantes. Domingo, o Fantástico pegou a fala de Jagger em português, “Vocês são fantásticos”, e capitalizou em cima. O programa chamou o show de “maior concerto de rock da história” e “maior público presente num show de rock”.

A imprensa inglesa não entrou nessa onda e ainda foi crítica. O Daily Telegraph manchetou segunda-feira em sua edição na internet: “Festa na praia do Stones para 1 milhão”. Destacou também a alguns cariocas “furiosos” com a prefeitura do Rio, por esta ter gastado dinheiro em um show de rock ao invés de combater a guerra de gangues do tráfico. No domingo, o Sunday Times afirmou que foi a maior “beach party” do mundo, que antecipou o espírito de Carnaval no país para mais de 1 milhão de pessoas. O The Guardian destacou que 1,2 milhão de pessoas foram ver aquele que foi vendido como o maior show de rock do mundo.

Na edição on line de domingo, o The New York Times, via Larry Rother – aquele correspondente que Lula queria expulsar do país por afirmar que a nação estava preocupada com os golinhos a mais do presidente – afirmou que 1,5 milhão de pessoas tiveram uma antecipação da “bacanália” de Carnaval com o show dos Stones. Rother levantou a polêmica sobre o maior show do mundo, citando Rod Stewart. E destacou outros números: o evento todo teria custado US$ 4,5 milhões, dos quais US$ 750 mil gastos pela prefeitura do Rio. Para o correspondente do Clarín, da Argentina, somente mais de 1 milhão foram à Copacabana. Lá pelo fim do texto, afirma que os argentinos que estavam no Brasil começaram suas férias com um show que entrará para a história.

O site da BBC News foi mais crítico. Lembrou também o show de Stewart em 1994 e comentou falhas no evento. Poucos vips e famosos, estimados entre 4 mil e 6 mil, viram a banda de perto na área reservada a poucos metros do palco, restando ao público em geral assistir ao show em telões. O som, segundo a BBC, era muito bom, exceto quando o barulho de helicópteros voando rasantes sobre a platéia e os gritos de “cerveja estupidamente gelada” dos vendedores ambulantes não incomodavam. Tirando isso, foi “um dos maiores megashows que o mundo já viu”. Nisso, todo mundo concordou.



Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;