Política Titulo
Jader Barbalho é eleito presidente do Senado
Do Diário OnLine
Com Agências
14/02/2001 | 18:24
Compartilhar notícia


O senador Jader Barbalho (PMDB-PA) confirmou na tarde desta quarta-feira seu favoritismo e elegeu-se o novo presidente do Senado Federal, com 41 votos (extamente a metade mais um dos 81 válidos), derrotando Arlindo Porto (PTB-MG), com 28, e Jefferson Peres (PDT-AM), 12.

Ele vai substituir o arqui-rival Antonio Carlos Magalhães (PFL-BA), com quem nutriu ásperas trocas de acusações no plenário do Congresso, na imprensa e até em livros.

Conforme determina o regimento, foi o próprio senador baiano (como presidente do Congresso) quem proclamou a vitória de Jader e a ele transferiu o cargo, após um discurso de 13 páginas.

"Proclamo eleito presidente do Senado Federal o senador Jader Barbalho", declarou oficialmente ACM após a leitura da última cédula.

Confirmada a vitória, Jader cumprimenou adversários e aliados, agradecendo pelos votos.

Conheça Jader Barbalho

Advogado formado pela Universidade Federal do Pará, Jader Barbalho tem 56 anos e iniciou sua carreira política em 1967, como vereador do então MDB (atual PMDB), em Belém.

Ele foi ministro de duas pastas: Reforma e Desenvolvimento Agrário (1987 a 1988), e Previdência Social (julho de 1988 a março de 1990). Jader também foi deputado estadual e federal e governador do Pará por dois mandatos.

Ele é o presidente nacional do PMDB desde 1998 e líder do partido no Senado desde 1995, início de seu mandato que, termina em 2003.

Jáder elegeu-se para o Senado com 586.008 votos, que correspondem a 31,38% dos votos válidos em seu Estado.

É sua a autoria do requerimento que resultou na instalação da CPI do Sistema Financeiro.

Ele é o 58º parlamentar eleito presidente da Casa desde a criação do Senado Federal, em 1824. Jader vai estar à frente da Presidência do Senado no biênio 2001/2002 e é o segundo senador do Pará - o primeiro foi Jarbas Passarinho, que exerceu a função entre 1981 e 1983 - a ser escolhido para o cargo.

O novo presidente do Senado vai comandar, nesta quinta-feira, a sessão solene de instalação da 3ª sessão legislativa ordinária da 51ª Legislatura.

Barbalho deve ser recepcionado, ao lado do presidente eleito da Câmara dos Deputados, pelos líderes dos partidos em sua chegada ao plenário da Câmara para presidir a sessão do Congresso.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;