Setecidades Titulo Animes
Reitor da USCS cria associação nacional
Natália Fernandjes
Diário do Grande ABC
15/04/2018 | 07:00
Compartilhar notícia
Celso Luiz/DGABC


Para reunir as demandas de faculdades, centros universitários e universidades municipais e pleitear melhorias em âmbito federal nasceu a Animes (Associação Nacional das Instituições Municipais de Ensino Superior) neste mês. A entidade, que tem 60 associados em quatro Estados do País, é presidida pelo reitor da USCS (Universidade Municipal de São Caetano), professor Marcos Sidnei Bassi, também líder da congregação estadual das instituições municipais, denominada Aimes-SP.

Conforme explica Bassi, a ideia é fortalecer as instituições municipais de Ensino Superior de todo o País, sobre as quais ainda paira desconhecimento em nível nacional. “Percebemos, nestes anos à frente da Aimes-SP, que ainda é preciso explicar nossa existência e que ainda há muito desconhecimento sobre a gente até mesmo junto ao MEC (Ministério da Educação). Fizemos uma pesquisa e convidamos essas universidades para o encontro da Aimes-SP, realizado em Assis (no Interior do Estado), e decidimos formalizar a entidade nacional.”

Devido às características semelhantes – modelo alternativo às instituições de Ensino Superior estaduais e federais e que não visam o lucro – as universidades municipais reúnem pleitos comuns. Entre os principais se destacam a ampliação do Pibid (Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência) e do Fies (Programa de Financiamento Estudantil), além da inclusão das municipais no Prouni (Programa Universidade Para Todos), que fornece bolsas de estudo parciais e integrais em instituições de ensino particulares para estudantes de baixa renda.

“Reunidas, conseguimos ampliar nossa força e representatividade, além de conseguir o ganho de compartilhar experiências e aprimorar processos”, acredita Bassi.

SOBRE
O Brasil conta com 70 instituições municipais de Ensino Superior. São faculdades, centros universitários e universidades públicas distribuídas nos Estados de Pernambuco, São Paulo, Goiás, Santa Catarina, entre outros. Embora sigam as mesmas normas impostas às escolas públicas (contratação por concurso, compras via processo licitatório etc.), se diferem destas ao utilizarem práticas de mercado próprias da iniciativa privada (como a cobrança de mensalidades, por exemplo), gerando, assim, suas próprias receitas.

AIMES-SP
Fundada em 2014, a Aimes-SP é formada por 26 instituições municipais de Ensino Superior do Estado de São Paulo, reunindo, no total, mais de 60 mil alunos. Na região, são parte da Aimes-SP, além da USCS, a FSA (Fundação Santo André) e a FMABC (Faculdade de Medicina do ABC). 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;