Palavra do Leitor Titulo Palavra do leitor
Santo André e a esperança
Do Diário do Grande ABC
11/04/2018 | 12:06
Compartilhar notícia


É bonita a história da fundação de Santo André, nossa cidade, onde nasci, crio meus filhos e trabalho pela comunidade. Aqui o imigrante português João Ramalho teria se unido aos índios, se casado e fundado, em local até hoje desconhecido, a Vila de Santo André da Borda do Campo, em 8 de abril de 1553. A cidade fez 465 anos.

Mas, conforme ensinou o historiador Octaviano Gaiarsa no livro A Cidade que Dormiu Três Séculos, o andreense guarda menos em seu DNA cultural esta história do que outra. Somos município refundado e repovoado no século 19 a partir das atividades produtivas e comerciais trazidas pela linha férrea e pelo usufruto, hoje impossível, do Rio Tamanduateí.

O nosso DNA é o de cidade trabalhadora. O trabalho é a característica que nos une. A industrialização no século 20 despertou no povo o hábito da luta – pelo cotidiano, pelos direitos, pela participação. Essa também é linda história. Sucessivas pesquisas de identidade que acompanhei na virada deste século mostram que o morador de Santo André, mais do que quase todos da Região Metropolitana de São Paulo, ama a sua cidade e tem orgulho de viver nela, apesar de todos os problemas.

É inegável que os dias atuais tragam certo pessimismo. A crise parece ter atingido Santo André com particular intensidade. De todos os municípios que sofrem com a retirada das indústrias desde os anos 1990, o nosso é um dos mais afetados. O resultado é efeito dominó: o desemprego provoca, sucessivamente, baixa de consumo, pouca movimentação nas empresas, pouca arrecadação municipal e, logo, pouco investimento na gestão da cidade, gestão hoje ineficiente para se recuperar. Os prejuízos são vistos nos setores da Saúde e da Educação, entre outros.

Mas tem um detalhe. Problemas de trabalho se resolvem com trabalho! O que é o espírito imortal da andreense e do andreense senão isso? É o trabalho que traz investimentos nacionais e internacionais. É ele que trará novas empresas e empregos. É ele que vai propiciar a retomada de verdadeiro projeto urbano, a reabertura de unidades de Saúde, a absorção integral de nossa demanda por vagas em creches e em escolas, a despoluição dos rios.

Já temos o que é preciso. Está no nosso DNA. Por isso a reflexão que faço não é de pessimismo. É de esperança. Neste exato momento, e sempre, milhares de andreenses estão de mangas arregaçadas, cada qual com seu objetivo, mas todos por um futuro melhor. Eu, como vereador, não posso fazer por menos. Só nos últimos meses conseguimos a derrubada do aumento abusivo do IPTU e, semana passada, a prorrogação do plano de saúde para os servidores municipais.

Trabalho, luta e esperança.

Eduardo Leite é vereador pelo PT em Santo André.

Palavra do leitor

Billings

 Que saudade da ‘Represa da Light’! Era essa a denominação que dávamos à Represa Billings, pois a sua construção foi executada pela The São Paulo Light & Power Company. Sua finalidade principal era gerar energia elétrica. O nome atual é justa homenagem ao engenheiro chefe, que em seu trabalho de campo hospedou-se em Ribeirão Pires. Recordo-me de ver a represa em sua cota máxima, com suas águas chegando até a Avenida Humberto de Campos. Hoje está quase 1.000 metros recuada. Concordo com a reportagem do repórter Daniel Macário (Setecidades, dia 27). Entretanto, creio que jamais chegará ao nível primário e totalmente despoluída.

Octavio David Filho

Ribeirão Pires

Fim da impunidade

 Enquanto todos os brasileiros de bem, patriotas e respeitadores das leis querem o fim da impunidade e justiça no País, parece-me que boa parte do Poder Judiciário, por intermédio de alguns ministros, pensa diferente. Querem mesmo é defender os seus bandidos de estimação, pouco se importando com o mal que trazem à Nação e ao povo brasileiro.

Benone Augusto de Paiva

 Capital

Precisa acabar 

 Foro privilegiado é excrescência criada por políticos para se auto protegerem. Parlamentares, investigados ou réus, como Renan Calheiros, Romero Jucá, Eunício Oliveira, Aécio Neves, Fernando Collor, Rodrigo Maia, José Serra e Gleisi Hoffmann, dentre outros, e ministros como Eliseu Padilha (Casa Civil), Moreira Franco (Secretaria-Geral da Presidência) e Gilberto Kassab (Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações) utilizam-se dessa artimanha jurídica para continuarem em seus cargos, pois seus malfeitos só podem ser julgados pelo STF (Supremo Tribunal Federal). Na prática, a morosidade desse julgamento aumenta a possibilidade de prescrição do crime, evitando, também, que os criminosos sejam enquadrados pela Lei da Ficha Limpa. Se, como reza nossa Constituição, todos são iguais perante a lei, por que políticos estão acima dela? Esse escárnio com o povo brasileiro precisa acabar!

Vanderlei A. Retondo

Santo André

Davi e Golias

 Moro é a encarnação de Davi lutando contra Golias, da inteligência e integridade contra truculência. Lula terá de enfrentá-lo ainda por várias vezes e cheio de medo. Já perdeu! Isso porque a força vem de dentro e não dos ‘exércitos de Stédile’. E só tem força quem tem certeza da causa pela qual está lutando. Lula sabe-se culpado. Então, só lhe resta seduzir, vitimizar-se e manipular. E, agora, cada vez menos, até que nada disso funcione mais mesmo que o STF (Supremo Tribunal Federal) lhe conceda habeas corpus sob encomenda, o que não acredito. Mas mesmo que dê, Lula vai ter de se defender pelo resto de seus dias das pedradas de Davi atiradas com estratégia, sabedoria e a consciência da grandeza do dever a cumprir: o resgate da Nação e o reencontro de seu povo consigo. Daí por diante, o que faremos do nosso Brasil é tarefa e responsabilidade nossa! 

Eliana França Leme

 Capital

Mistério 

 É inacreditável! Já se passaram 72 horas e o ex-presidente Lula continua preso. Alô, STF e carésimos advogados, estão todos de férias, dormindo ou catatônicos? Acordem para a vida, excelências. Com ironia, por favor!

Luís Fernando Amaral

Laguna (SC)

Resposta 

 Em relação à carta do leitor Roberto Canavezzi (Fora da Cross?, ontem), a Secretaria do Estado da Saúde esclarece que o município de Diadema é contemplado pela Cross (Central de Regulação de Ofertas e Serviços de Saúde), sistema on-line que funciona 24 horas por dia e busca vagas disponíveis em várias unidades (não apenas nos hospitais estaduais), na região de origem do paciente e em todo o Estado. A secretaria e o os municípios do Grande ABC seguem discutindo o plano para implantar um grupo regional de regulação no Grande ABC. É importante destacar, portanto, que Diadema não ficará sem o apoio do sistema de regulação estadual.

Secretaria do Estado da Saúde




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;