Setecidades Titulo
Estado anuncia três novas Fatecs na região
Isis Mastromano Correia
Especial para o Diário
11/01/2007 | 23:49
Compartilhar notícia


O secretário de Desenvolvimento do Estado e vice-governador Alberto Goldman anunciou a construção de três novas Fatecs (Faculdades de Tecnologia) na região. As unidades serão instaladas em Santo André, São Caetano e Diadema. No projeto, há mais sete faculdades, divididas em municípios da Região Metropolitana e interior.

A Fatec Santo André, que funcionará nas dependências da ETE (Escola Técnica Estadual) Julio de Mesquita, é a que está mais adiantada. O vestibular já aconteceu e as aulas têm início marcado para fevereiro.

São Caetano e Diadema terão de esperar mais um pouco. De acordo com a diretora superintendente do Centro Paula Souza (responsável pelas ETEs e Fatecs), Laura Laganá, a previsão é que as duas unidades comecem a funcionar no segundo semestre deste ano, ainda.

Segundo Laura, os cursos serão oferecidos de acordo com as características do mercado de trabalho de cada cidade. “Estamos atendendo a todas as vocações do Grande ABC”, garante.

O município de Santo André, por exemplo, oferecerá 40 vagas em Eletrônica. Já as unidades de São Caetano e Diadema iniciarão a escola abrindo 80 vagas em Tecnologia da Informação e Cosmetologia, com ênfase em produção.

O valor estimado para a construção das faculdades varia conforme a cidade. Em São Caetano, a Prefeitura construirá o prédio em um terreno anexo à ETE Jorge Street e contará com uma verba estadual de R$ 500 mil para a compra de equipamentos.

A mesma quantia foi reservada pelo Estado para o aparato tecnológico de Santo André, onde parte da verba de R$ 1,2 milhão prevista para a reforma da ETE Julio de Mesquita financiará a instalação da Fatec no município.

A unidade de Diadema, anunciada em outras ocasiões, finalmente saíra do papel. O Estado investirá RS 1 mi em equipamentos para a unidade e a administração deve dispensar a mesma quantia para a parte física. “A Fatec Diadema requer instalações mais sofisticadas. Ali, os alunos vivenciarão a aprendizagem em um ambiente real de trabalho”, conta Laura.

O prédio ficará em um terreno onde funcionava um sacolão, na rua Frei Ambrósio de Oliveira Luz, no bairro Eldorado. Com a instalação das três novas unidades, apenas Ribeirão Pires e Rio Grande da Serra ficarão sem Fatecs – Mauá e São Bernardo já possuem a Faculdade de Tecnologia. De acordo com Laura Laganá, não há intenção de construir unidades nas duas cidades restantes.

“Em Ribeirão temos uma ETE, instalada no ano passado e, em Rio Grande da Serra, há uma classe descentralizada, ou seja, com cursos em entidades que levam o aval da escola técnica”, explica.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;