Esportes Titulo
Nadal confirma seu reinado absoluto no saibro de Monte Carlo
Da AFP
22/04/2007 | 16:42
Compartilhar notícia


Pela terceira vez consecutiva, o espanhol Rafael Nadal ganhou neste domingo o Master Series de Monte Carlo, torneio de tênis do circuito ATP (Associação dos Tenistas Profissionais), ao derrotar com um duplo 6/4 o grande rival suíço, Roger Federer, confirmando assim seu reinado absoluto no saibro.

O bicampeão de Roland Garros aumentou para 67 o recorde de vitórias consecutivas no saibro, que já dura duas temporadas. O espanhol venceu 14 finais e cinco jogos contra o número um do mundo neste tipo de piso. No geral, Nadal tem sete vitórias em 11 confrontos com Federer.

Federer, que não atravessa uma boa fase, tinha avançado mais que o esperado em Monte Carlo, onde encontrou dificuldades diante de adversários fracos. No entanto, depois se recuperou e derrotou com categoria dois jogadores da "armada espanhola": David Ferrer, nas quartas-de-final, e Juan Carlos Ferrero, nas semifinais.

O maiorquino conseguiu quebrar o serviço de Federer no final do primeiro set para impor um 5/4 e voltou a ter um "break" no início do segundo, quando abriu 2/1. O suíço só teve três oportunidades para quebrar o saque do rival, no início do jogo, mas falhou.

As estatísticas do encontro são eloqüentes. Quando devia ditar o ritmo da partida diante de um Nadal, que não é tão agressivo, o número um só conseguiu 19 winners, os mesmo número do espanhol. Entretanto, o suíço cometeu muitos erros não forçados (38), metade deles com sua melhor arma, os golpes de direita, que não funcionou neste domingo.

Não se viu o autêntico Federer, incapaz de fazer a diferença do fundo da quadra. "Não foi Nadal que me dominou desde o fundo da quadra, mas fui eu que cometi muitos erros com bolas que pareciam fáceis", afirmou o suíço.

As explicações de Federer foram pouco convincentes, já que seu problema se resume em cinco letras: Nadal, o único jogador que há dois anos lhe derrota no piso de saibro e que o impediu de ganhar o título de Roland Garros, que falta a sua carreira.

Nadal, invicto desde abril de 2005 em sua superfície preferida, campeão em Monte Carlo sem perder um set, passou como um rolo compressor sobre Federer. "Esta foi minha melhor atuação em Monte Carlo. Joguei melhor que nos dois anos anteriores", disse Nadal, que partiu direto para Barcelona para o torneio de Conde de Godó, que se disputa nesta semana.

Os dois rivais deverão se reencontrar no início de maio em Roma, antes de seguir para Roland Garros em junho, onde poderão ver-se cara a cara em uma melhor de cinco sets.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;