Economia Titulo Em expansão
Setor supermercadista volta a ficar no azul ao criar 865 vagas na região

Projeção é de alta de 20% em 2018; Sonda está contratando em S.Caetano

Soraia Abreu Pedrozo
Do Diário do Grande ABC
16/02/2018 | 07:10
Compartilhar notícia
André Henriques/DGABC


O emprego no setor supermercadista do Grande ABC voltou a ficar no azul. No ano passado, o saldo (dispensas menos admissões) de vagas ficou positivo em 865 profissionais. Em 2016, 160 haviam sido demitidos. Os dados foram levantados pela Apas (Associação Paulista de Supermercados), com base nos números do Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados), do Ministério do Trabalho, com exclusividade ao Diário.

Do total, 460 postos de trabalho foram gerados em supermercados e hipermercados. Outros 273, em atacadistas, 118 em estabelecimentos hortifrutigranjeiros e, 14, em minimercados e mercearias.

Ao analisar por cidade, Santo André foi a que mais criou oportunidades, ao responder por 276 posições. São Bernardo vem na sequência, com 242 vagas, e Diadema surge na terceira posição, com 176 postos.

“A região vem liderando a retomada nas vendas no Estado, junto com a Capital e Guarulhos. Com maior volume comercializado, houve a necessidade de reforçar a contratação de pessoal”, explica o economista da Apas, Thiago Berka, ao pontuar que as novas lojas também contribuíram para o movimento de criação de vagas.

Não à toa, o morador das sete cidades presenciou, ao longo de 2017, ao menos oito inaugurações: Spani (com duas unidades em Mauá e uma em Diadema), Atacadão (em Santo André), Roldão Atacadista (em São Bernardo e outra em Mauá), Vencedor Atacadista (em São Bernardo) e Coop (em São Bernardo). Isso sem contar as alterações de bandeira, de Extra para Assaí, ambos do grupo Pão de Açúcar; hipermercados em Diadema (Av.Piraporinha), Santo André (Av. Capitão Mário Toledo de Camargo, Vila Luzita) e Mauá Plaza Shopping passaram pelo mesmo processo. O volume de emprego só não foi maior devido ao encerramento de nove unidades do Seta Atacadista – que teve boa parte de sua mão de obra reabsorvida.

NESTE ANO - Segundo Berka, a expectativa para o Grande ABC neste ano é de aumento de 15% a 20% na criação de vagas pelo setor, em relação a 2017. Com a retomada da economia, as pessoas tendem a consumir mais e melhor no mercado. Além disso, de olho neste momento, as redes já planejavam a expansão de suas unidades. É o caso do Joanin e do Sonda em São Caetano.

O Joanin abriu as portas de loja no bairro Prosperidade no dia 31 de janeiro e contratou 90 colaboradores. Em 2019, o município vai ganhar outra unidade da marca no bairro Santa Maria, e pelo menos 110 postos serão gerados.

O Sonda, que deve inaugurar unidade no bairro Vila Gerty nos próximos meses, já está contratando. Ontem, a equipe do Diário flagrou filas enormes no entorno da loja para a entrega de currículos. Em abril do ano passado, o Sonda havia informado que seriam contratados 200 profissionais, e que a expectativa de inauguração era no fim de 2017. Questionada sobre detalhes do processo seletivo e da nova data de abertura, a empresa não respondeu até o fechamento desta edição. 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;