Cultura & Lazer Titulo
Revelação independente
Ângela Corrêa
Do Diário do Grande ABC
22/04/2009 | 07:09
Compartilhar notícia


A cantora são-bernardense Ana Paula Lopes faz apresentação gratuita hoje no saguão do Teatro Municipal de Santo André a partir das 20h. O repertório do show Mil Rosas é baseado nos dois discos da intérprete, o de estreia, Meu, espécie de cartão de visitas em que gravou clássicos da música popular brasileira, e o segundo, homônimo ao show, em que pinçou canções de compositores contemporâneos que delineassem sua identidade.

Publicitária de formação e professora de música por vários anos na escola Usina Brasil, em que é sócia da mãe, Ana Paula integra o time dos independentes desde que em 2003 decidiu abandonar o posto de assistente do publicitário Washington Olivetto para apostar integralmente na carreira artística. "Nessa época gravei um CD demo e ele me ajudou bastante, enviou para várias pessoas. Acabei conseguindo gravar jingles, coisa que faço até hoje", conta.

Com um bem acabado repertório que mescla música popular brasileira com arranjos jazzísticos, Ana Paula atraiu a atenção do crítico musical Nelson Motta, que tecia elogios a seu estilo desde 2006 e no ano passado a elegeu-a em seu programa de rádio como uma das revelações entre as vozes femininas.

O início da carreira profissional, em 2001, contou com o apadrinhamento de Celso Marques, que produziu seus álbuns. "Ele organizou um tributo a Billie Holiday em São Paulo e me convidou para participar. Foi aí que tive certeza de que queria seguir". A Usina Brasil, de escola de música, transformou-se também em selo, para viabilizar a carreira da cantora. "É muito difícil para uma cantora de São Bernardo, sem nome, se mostrar no mercado. O trabalho é árduo e a crise atingiu também o mercado musical", explica.

Com formação musical baseada no piano, Ana Paula hoje se dedica a estudar guitarra há cerca de um ano. "Estou apaixonada pelo instrumento. Eu, que quando ia a shows sempre prestava atenção à expressão do artista, agora não tiro os olhos das mãos dos guitarristas. Meu piano está no case há meses", diverte-se.

A cantora também se arrisca compondo. Mil Rosas, faixa-título do disco, foi escrita por ela há vários anos, enquanto estudava uma canção de João Donato ao piano. "Melodia e letra vieram de uma vez só, mas tinha um pouco de vergonha de mostrar. Quando fiz isso e os músicos gostaram, fiquei mais tranquila", revela.

Além de disponíveis em lojas eletrônicas de música - incluindo os que oferecem a opção de venda faixa a faixa - os discos de Ana Paula começam a ser distribuídos também fora do País. Mil Rosas está no Japão pela P-Vine Records, também responsável naquele país por nomes como B.B King, Sharon Jones e Albert Collins.

Ana Paula Lopes - Show. Hoje, às 20h. No saguão do Teatro Municipal de Santo André - Praça IV Centenário, 2. Tel.: 4433-0711. Entrada franca.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;