Esportes Titulo
Morre atleta que protestou contra racismo nos Jogos de 68
Das Agências
03/10/2006 | 23:00
Compartilhar notícia


O australiano Peter Norman morreu nesta terça-feira aos 64 anos – em decorrência de uma crise cardíaca. O atleta foi medalha de prata na prova dos 200 metros rasos dos Jogos Olímpicos do México-1968, quando ocupou o pódio ao lado de dois atletas negros norte-americanos que fizeram a saudação do grupo Panteras Negras.


Norman fez parte de uma das cerimônias de entrega de medalhas mais famosas da história das Olimpíadas, quando Tommie Smith, vencedor, e John Carlos, terceiro, levantaram os punhos, com uma luva negra, e abaixaram a cabeça durante a execução do hino dos Estados Unidos.


A atitude foi um protesto contra as discriminações raciais que a comunidade negra sofria em seu país. Norman, atleta branco, usava uma insígnia em favor dos direitos humanos e em apoio aos dois atletas norte-americanos.


A manifestação política dentro do movimento olímpico provocou uma grande revolta, em particular nos Estados Unidos. Smith e Carlos tiveram que deixar o México imediatamente. Normam recebeu uma multa por parte das autoridades australianas.

Salto – Atual vice-campeão pan-americano no salto triplo, Jadel Gregório não vai fazer uma preparação especial para a disputa da competição no Rio de Janeiro, programada para julho de 2007. De férias no Brasil, ele ressaltou que a suas prioridades no ano que vem serão as Golden Leagues e o Mundial.



Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;