Esportes Titulo
Duelos diretos decidem Jogos Regionais
Anderson Fattori
Do Diário do Grande do ABC
29/07/2011 | 07:53
Compartilhar notícia


Emoção não vai faltar no penúltimo dia de disputa dos Jogos Regionais. O roteiro das últimas temporadas foi quebrado e a competição chega à reta final com São Bernardo e Santos lutando ponto a ponto para acabar com a hegemonia de São Caetano, terceiro colocado e vencedor das últimas 12 edições. Para aumentar a adrenalina, o campeão da Primeira Divisão deve ser decidido nos confrontos diretos marcados para hoje no vôlei de praia, dama, bocha, futebol feminino e até na capoeira.

A expectativa no alojamento de São Bernardo é gigantesca, já que há 38 anos a cidade não sabe o que é ser campeã. "Geralmente tenho problemas com insônia, durante os Jogos Regionais mais ainda. Fico esperando o boletim oficial sair, isso acontece por volta da 1h30, depois confiro tudo e deito, mas sempre acordo de madrugada para conferir alguma coisa e perco o sono", conta Zé Alexandre, chefe da delegação são-bernardense.

A partir de hoje, o dirigente ganhará companheira fiel: a calculadora. "Cada ponto será decisivo. Faço previsões a todo momento, converso com os treinadores das equipes a todo instante. Por enquanto, minhas contas dariam o título a Santos por três pontos, mas tudo pode mudar amanhã (hoje). Uma final que dê resultado inesperado a conta é totalmente outra", explica.

Pelo jeito, Zé Alexandre terá trabalho árduo hoje. São Bernardo e Santos estarão frente-a-frente em pelo menos cinco finais. Logo cedo, a partir das 8h, acontecem as decisões do vôlei de praia, no CA Aramaçan e os rivais lutam pelo título no masculino e no feminino. Na terceira colocação, São Caetano parecia carta fora do baralho, mas nos últimos dias o município voltou a incomodar. "Temos que tomar bastante cuidado. São Caetano cresceu muito e dependendo dos resultados eles podem ter chance de título. Sempre será uma delegação a ser respeitada", comenta Zé Alexandre.

JOGOS ABERTOS

Se a luta pelo título promete ser acirrada, pelo menos a vaga na elite dos Jogos Abertos do Interior São Bernardo praticamente assegurou com antecedência. Mesmo que termine em segundo, a cidade fica com a vaga, já que São Caetano e Santos, atuais campeão e vice, estão automaticamente garantidos.

As únicas ameaças seriam Santo André ou Osasco, que lutam diretamente pela quarta posição e estão praticamente fora da luta pelo título.

Neste ano, os Jogos Abertos acontecem entre os dias 7 e 19 de novembro, na cidade de Mogi das Cruzes, na Grande São Paulo.

 

Lágrimas rolam soltas na definição da ginástica rítmica

 

A beleza inconfundível da ginástica artística encheu de graça o dia dos Regionais, ontem. Leves, delicadas e acima de tudo emocionais. A cada medalha o choro incontido das vencedoras e perdedoras. Não era para menos, as apresentações que duram segundos são repetidas incansavelmente em quatro horas diárias de treino. E nada pode dar errado.

Para São Caetano tudo deu muito certo. A cidade venceu a final por conjunto e ficou com ouro também no geral. Sobraram medalhas individuais.

O resultado levou às lágrimas a técnica da equipe Florência Rodrigues. "Tiramos peso das costas. É a coroação do trabalho. São repetições e mais repetições para que tudo saia perfeito. E hoje (ontem) foi nosso dia", comemorou a treinadora, chorando compulsivamente.

Além da bela apresentação de São Caetano, grávida, a técnica tinha outros motivos para celebrar. "Estou de oito meses e podia não estar aqui", ressaltou ela, que não decidiu o nome da bebê. "Só sei que ela não será ginasta, chega de sofrer", finaliza.

 

Ribeirão Pires lidera na Segunda Divisão

 

A situação na Segunda Divisão dos Jogos Regionais parece bem mais definida do que na Primeirona. Ribeirão Pires confirmou os prognósticos e chega ao penúltimo dia de disputa na liderança absoluta. A cidade, porém, evita comemorar por precaução e esperava a divulgação do boletim oficial, durante a madrugada, para celebrar não só o título antecipado como a vaga na elite em 2012.

"Estamos muito bem, mas não podemos comemorar antes de ter certeza. Se iniciarmos a sexta-feira com mais de 20 pontos de vantagem para Barueri certamente seremos campeões. Mas temos que segurar a euforia e nos concentrar nas decisões para não perdemos o foco na reta final", comentou o secretário de Esportes, Guto Volpi.

A última parcial divulgada pela organização dos Jogos Regionais apontava 51 pontos de vantagem de Ribeirão Pires (149 pontos) sobre Barueri (99). Entretanto, Guto Volpi apontou outro rival. "Monguagá (82) subiu muito de produção e conquistou várias finais hoje (ontem). Vamos ver o isso representa na pontuação geral. Temos que nos cercar de todos os lados", ressalta o secretário.

Já os outros três representantes do Grande ABC na disputam fazem apenas figuração. Mauá está na luta pela quinta posição, enquanto que Diadema era o oitavo colocado. Já Rio Grande da Serra tinha conquistado apenas um ponto e aparecia na 19ª e última colocação.

 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;