Setecidades Titulo
Réplica de dinossauro começa a dar vida ao Sabina
Isis Mastromano Correia
Especial para o Diário
15/01/2007 | 23:16
Compartilhar notícia


A primeira peça da Sabina Escola Parque do Conhecimento, no Parque Central, em Santo André, começou a ser montada ontem. Trata-se da réplica de Peck, um Tyrannosaurus rex cuja ossada original foi encontrada em 1997, pelo professor Lou Tremblay, em Montana, nos Estados Unidos. Esse será o único exemplar de T-rex na América Latina. Outros cinco estão nos EUA.

Dois curadores do Instituto de Paleontologia Fort Peck vieram da América do Norte para montar a peça, que pesa cerca de 400 quilos e tem 12,8 metros de comprimento por 4 metros de altura.

O Tyrannosaurus rex viveu no período cretácio, há 68 milhões de anos, e de acordo com o paleontólogo do Instituto de Geociências da USP Luiz Eduardo Anelli, este é o segundo esqueleto mais completo já encontrado. “Esse esqueleto é muito interessante, muitas coisas podem ser estudadas por ele. Há uma marca de briga na cabeça, o que leva a crer que ele pode ter lutado por comida, território ou uma fêmea. Também tem um buraco na mandíbula e, por isso, provavelmente ele não podia caçar direito e pode ter morrido de fome”, explica o paleontólogo.

“Olhar esse dinossauro é uma coisa tão impactante, é uma janela para um mundo desconhecido, para o passado da Terra. Ele nos leva a fazer uma viagem no tempo”, diz Anelli.

De acordo com o curador Chris Morrow, que veio ao Brasil para montagem da peça, apenas 36 indivíduos dessa espécie foram encontrados no mundo. “Esse esqueleto é provavelmente de um animal adulto, com aproximadamente 60 anos”, relata Morrow. “A peça vai estimular todo mundo a se interessar por dinossauros”, presume. A réplica do Peck´s Rex, como é chamado o tiranossauro que ficará na Sabina, é formada por 180 ossos e custou US$ 100 mil.

Outros seis bonecos de dinossauros farão parte do acervo que, de acordo com a Prefeitura, será aberto à visitação em fevereiro.

A inauguração da Sabina Parque Escola do Conhecimento vem sendo anunciada desde 2004, quando as obras foram iniciadas. Depois, o prazo passou para o ano seguinte, para 2006, e finalmente fevereiro de 2007.

De acordo com a administração municipal, as demais atrações do parque começarão a ser trazidas neste mês ao espaço, construído em meio ao Parque Central, na Vila Assunção. O orçamento total da obra foi estimado em R$ 40 milhões. (Supervisão de Adriana Gomes)



Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;