Cultura & Lazer Titulo
Filmagens de 'Ensaio sobre a Cegueira' movimentam ruas do Uruguai
Da AFP
14/09/2007 | 14:58
Compartilhar notícia


Algumas ruas da Cidade Velha de Montevidéu mudaram sua fisionomia diante da chegada, nesta sexta-feira, dos atores Julianne Moore e Mark Rufallo, para gravações de cenas do filme "Ensaio sobre a Cegueira", dirigido pelo brasileiro Fernando Meirelles. O longa, cujo nome em inglês será "Blindess", é uma adaptação do livro do escritor José Saramago, vencedor do prêmio Nobel.

Na quinta-feira, chegaram à cidade Danny Glover e outros integrantes do elenco. Glover comentou que estava contente por voltar ao Uruguai, já que esteve no país em 2002, convidado pela ONG Mundo Afro, que defende os direitos dos negros no país. Ele afirmou ainda que está muito entusiasmado com as filmagens, mas que, devido ao contrato, não podia falar sobre o filme, no qual é o narrador e interpreta o "velho da venda preta".

O filme, que tem um orçamento inicial de US$ 20 milhões, será rodado em Montevidéu, São Paulo e Toronto. Além disso, o mexicano Gael García Bernal e a brasileira Alice Braga irão atuar como personagens secundários.

Meirelles já filmou algumas centenas em Toronto, e agora rodará, a partir de sábado e por toda a semana que vem, em Montevidéu, na Cidade Velha e no bairro residencial Carrasco.

A Cidade Velha transformou sua aparência em certos pontos para simular a zona comercial de uma cidade da Europa, com a modificação de fachadas das casas e até mesmo a criação de um supermercado, enquanto um banco será transformado em uma igreja.

Em Carrasco serão filmadas as cenas exteriores de uma velha casa, que representará a residência dos protagonistas: um médico (interpretado por Rufallo), e sua esposa (Moore). As cenas interiores da casa já foram filmadas no Canadá.

Segundo o jornal "El Observador", a equipe de produção se dedicará nesta sexta-feira a fazer tomadas da cidade já deserta e destruída pelos cegos, que buscam comida, refúgio e proteção.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;