Setecidades Titulo
Sabesp avalia abastecer S.Caetano com água do Rio Grande
Samir Siviero
Do Diário do Grande ABC
27/10/2003 | 20:28
Compartilhar notícia


Os técnicos da Sabesp (Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo) estudam a possibilidade de São Caetano passar a ser abastecida pelo reservatório Rio Grande. Para isso, porém, seriam necessários investimentos que ligassem a represa à cidade por meio de adutoras. Atualmente, o município é abastecido pelo sistema Cantareira, que passa por período de escassez de água e nesta segunda-feira estava com apenas 5,6% de sua capacidade de armazenamento.

Mesmo se for decidida a mudança para o reservatório Rio Grande, demoraria cerca de dois anos para ser concretizada. Isso significa que, caso haja rodízio no sistema Cantareira - que abastece cerca de 9 milhões de pessoas em São Paulo e São Caetano -, o município do Grande ABC entraria no racionamento.

A possível mudança tem como principal motivo o fato de que o Rio Grande, que abastece Santo André, São Bernardo e Diadema, é o reservatório com melhor capacidade de armazenamento. Nesta segunda-feira, estava com 56,6% de sua capacidade.

O gerente de Controle de Abastecimento da Sabesp, Amauri Pollachi, explicou que, caso seja definida pela construção da ligação, as obras teriam de ser incluídas no orçamento da companhia já para o ano que vem. “São investimentos de médio prazo que dependem de análise do plano diretor de abastecimento, mas, nesse momento, não existe essa possibilidade, pois as obras demorariam cerca de dois anos para serem concluídas.”




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;