Esportes Titulo
Clubes do Rio apóiam 'virada de mesa'
Do Diário do Grande ABC
09/11/1999 | 16:52
Compartilhar notícia


Todos os grandes clubes do Rio de Janeiro apóiam a virada de mesa para manter Botafogo e Internacional na Série A do Campeonato Brasileiro - um dos dois poderá ser rebaixado nesta quarta-feira para a Série B. A proposta foi elaborada pelo vice-presidente de Futebol do Vasco, Eurico Miranda, e o presidente do Clube dos Treze, Fábio Koff, e só será discutida após a rodada desta noite, porque existe a possibilidade de o Gama cair para a Segunda Divisao e se juntar a Paraná, Botafogo-SP e Juventude. Eurico e Koff levaram o caso ao conhecimento do presidente da Confederaçao Brasileira de Futebol (CBF), Ricardo Teixeira.

De acordo com a dupla que articula a virada de mesa, o regulamento do Brasileiro é dúbio no artigo 9, parágrafo terceiro, que versa sobre o descenso. "Nao é possível estabelecer o mesmo critério para um clube que tenha disputado duas competiçoes e outro, que esteja estreando agora", disse Eurico, que se recusou a classificar a idéia como "manobra". Se Botafogo ou Internacional nao escaparem do rebaixamento, o Conselho Arbitral dos clubes da Série A deve se reunir nesta quarta-feira, na CBF.

Pelo regulamento do Brasileiro, o descenso seria definido pela soma da média de pontos obtidos nos campeonatos de 1998 e 1999, "dividida por dois", com "exceçao" dos dois times (Gama e Botafogo-SP) que "ascenderam" da Série B em 1998. Para eles, valeria apenas a média de 1999.

O dirigente do Vasco acusou o ex-diretor-técnico da Confederaçao Brasileira de Futebol (CBF), Gilberto Coelho, de ter se equivocado quando escreveu o regulamento. "Ele nao percebeu que deveria haver critérios diferentes", prosseguiu Eurico.

Todos os clubes participantes do Brasileiro assinaram documento, aprovando o regulamento da competiçao. "É um absurdo, uma brincadeira, que clubes como o Sao Paulo, por exemplo, bicampeao do mundo, possam ser ameaçados de rebaixamento por causa de uma média de dois anos", defendeu o presidente do Botafogo, José Luís Rolim. Ele é um dos interessados na mudança e, na semana passada, comemorou no Tribunal de Justiça Desportiva (TJD) goleada de 7 a 0 do seu clube sobre o mesmo Sao Paulo, por causa da escalaçao de Sandro Hiroshi.

Para Edmundo dos Santos Silva, presidente do Flamengo, "tudo que for dúbio tem de favorecer ao prejudicado". Ele nao soube precisar, no entanto, onde estaria a dubiedade no artigo, "por nao ter lido o regulamento".

Embora amargando o isolamento de seu clube na Série C do Brasileiro, o presidente do Fluminense, David Fischel, pareceu solidário a Botafogo e Internacional e ressaltou que "a questao está errada desde a origem". "Os clubes grandes nao deveriam ser penalizados com o rebaixamento, apenas com a eliminaçao." Ele lamentou a ausência do critério das médias nos anos em que o Fluminense sofreu o descenso - 1996/97/98.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;