Setecidades Titulo Laudo confirma
Ribeirão Pires tem 1º caso de febre amarela

Morador teria contraído vírus em Mairiporã, cidade com o maior registro da doença no Estado

Bia Moço
Juliana Stern
Especiais para o Diário
01/02/2018 | 07:00
Compartilhar notícia
Denis Maciel/DGABC


 A Prefeitura de Ribeirão Pires confirmou ontem o primeiro caso de febre amarela na região. Morador do município, de 35 anos, o paciente foi internado na primeira quinzena de janeiro e passa por tratamento em hospital que não foi divulgado. Seu quadro de saúde é estável, mas sem previsão de alta. De acordo com a administração municipal, o morador contraiu a doença enquanto esteve em Mairiporã, cidade da Grande São Paulo, no dia 6 de janeiro. O caso estava sendo investigado e foi confirmado por meio de análise realizada no Instituto Adolfo Lutz.

Por meio da Vigilância à Saúde, a Prefeitura realizou bloqueio no entorno da casa do morador, com orientação casa a casa e busca por potenciais criadouros do mosquito transmissor da doença. O processo de nebulização – aplicação de dedetizantes –, que é normalmente realizado nesses casos, não é recomendado para áreas de manancial, como é o caso de Ribeirão Pires.

Mairiporã é a cidade que mais registrou mortes por febre amarela em todo o Estado de São Paulo, segundo balanço divulgado na sexta-feira pela Secretaria Estadual da Saúde. Desde 2017, foram 23 mortes, além de 77 casos suspeitos e 235 macacos, hospedeiro da doença, morreram.

A equipe de reportagem do Diário recebeu a informação de que o paciente teria dado entrada, inicialmente, no Hospital e Maternidade Brasil, em Santo André. O morador de Ribeirão Pires apresentava sintomas da doença, como febre alta, náuseas e fraqueza. O quadro clínico fez com que os médicos desconfiassem de febre amarela e, no mesmo dia, colheram sorologia que confirmou a doença.

O hospital notificou o caso ao CVE (Centro de Vigilância Epidemiológica), conforme determina o protocolo existente. Em nota, a Rede D’Or, proprietária do hospital, informou que o paciente foi transferido para continuidade do tratamento, mas não revelou para onde foi encaminhado.

 

VACINAÇÃO

A campanha de vacinação contra a febre amarela continua tranquila e sem transtornos no Grande ABC. Desde o dia 25 – início da imunização – foram vacinadas pelo menos 352 mil pessoas na região (com exceção de Rio Grande da Serra, que não informou).

Em São Bernardo, a taxa de imunização continua abaixo da expectativa. Ontem, foram vacinadas 12.540 pessoas no município, número abaixo da meta de 35 mil vacinas diárias definida pela administração. Para intensificar a ação, o prefeito Orlando Morando (PSDB) anunciou, na terça-feira, o adiamento do retorno das aulas – previsto para segunda-feira – para o dia 19. As 102 escolas municipais serão utilizadas como postos de aplicação das doses na próxima semana, entre os dias 5 e 9.

As demais cidades não deram retorno até o fechamento desta edição.

A meta regional é a de imunizar 2,3 milhões de pessoas até o dia 17, quando será encerrada a campanha em todas as 130 unidades de Saúde do Grande ABC.  




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;