Política Titulo
Testemunha que liga Gerardo ao crime foge da prisao
Do Diário do Grande ABC
26/12/1999 | 20:29
Compartilhar notícia


Uma das principais testemunhas nas investigaçoes sobre o envolvimento do ex-deputado José Gerardo de Abreu (sem partido) com assassinatos no Maranhao fugiu na madrugada deste domingo do quartel do Comando Geral da Polícia Militar (PM) de Sao Luís, no Maranhao. O assaltante de bancos Josias Borges dos Santos fugiu após abrir um buraco na parede de sua cela.

Santos é paulista estava preso há um ano por assalto a bancos e carro forte no interior do estado. De acordo com investigaçoes da polícia, o assaltante tinha ligaçoes estreitas com integrantes do Comando Vermelho do Rio. Há um mês Santos foi arrolado como testemunha de defesa de Gerardo por denunciar uma suposta armaçao nas denúncias feitas pelo motorista Jorge Meres.

Meres foi o responsável pelas primeiras denúncias ligando os nomes de Gerardo ao deputado Augusto César Farias (PPB-AL) e ao ex-deputado Hildebrando Pascoal (sem partido). Segundo Santos, Meres teria sido instruído para incluir nomes no mapa da organizaçao criminosa que atuava no Maranhao. Em contrapartida, Meres receberia privilégios da polícia.

Josias Borges dos Santos confirmou as denúncias há três semanas em depoimento ao juizado da 4ª Vara Criminal. Na avaliaçao dos advogados de Gerardo, Santos já deu a sua contribuiçao ao processo. "Agora o problema da fuga é da polícia", afirmou o advogado Pedro Jarbas.

O assaltante estava preso no mesmo quartel onde permanecem os ex-deputados José Gerardo e Francisco Caíca e o empresário Joaquim Felipe de Sousa Neto, o Joaquim Lauristo. "A segurança aqui é reforçada e nao sei como Josias conseguiu fugir", argumentou o coronel Manuel Bastos, comandante-geral da PM. Bastos mandou abrir um inquérito policial militar para apurar se houve relaxamento policial na fuga.

O coronel Bastos admitiu que a fuga arranhou a imagem da PM e disse que todas as providências já foram tomadas para a captura de Santos. "Só posso dizer que essa foi a última fuga no quartel e nao haverá uma próxima vez."

O gerente de Justiça e Segurança Pública, delegado Raimundo Cutrim, recebeu proteçao especial da polícia. Segundo o coronel Bastos, o assaltante fez várias ameaças de morte ao gerente.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;