Setecidades Titulo
Gripe suína: imunização começa em maio
Fábio Zambeli
Da Associação Paulista de Jornais
07/12/2009 | 07:03
Compartilhar notícia


A campanha de imunização contra a gripe suína terá início em maio de 2010 e dará prioridade às crianças, gestantes, profissionais da Saúde, professores, obesos e pacientes de doenças pulmonares ou cardíacas. Segundo a Secretaria Estadual da Saúde, a vacina contra o vírus H1N1 começa a chegar ao País em janeiro.

Segundo o secretário estadual da Pasta, Luiz Roberto Barradas Barata, o cronograma de distribuição e aplicação também vem sendo definido pelos órgãos federais de vigilância sanitária, sob acompanhamento das secretarias de Estado. "O ministério já comprou a vacina contra a gripe suína, que começa a chegar em janeiro. E a imunização deve ocorrer a partir de maio."

No Estado de São Paulo, a gripe suína causou mais de 350 mortes até outubro. Ela é transmitida de pessoa para pessoa e tem sintomas semelhantes aos da gripe comum, como febre superior a 38ºC, tosse, dor de cabeça, dores musculares e nas articulações, irritação dos olhos e fluxo nasal. Para diagnosticar a infecção, uma amostra respiratória deve ser coletada nos quatro ou cinco primeiros dias da doença, quando a pessoa infectada espalha o vírus, e é examinada em laboratório.

Para o secretário, a baixa reincidência da gripe no hemisfério Norte até então permite que os turistas viajem com tranquilidade nas férias. "A recomendação é evitar aglomerações, ficar distante das pessoas que estão tossindo, espirrando e lavar sempre as mãos."

De acordo com Barradas, apesar de estar sob controle, a gripe suína já está dominante nestes continentes, praticamente eliminando os outros vírus sazonais causadores da moléstia. "A diferença é que a gripe este ano é a H1N1 e não a sazonal. Ele é o predominante hoje nos EUA e Europa."




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;