Esportes Titulo
Guga é campeão do Torneio Buenos Aires
Marcos Schiripa
Do Diário do Grande ABC
25/02/2001 | 20:28
Compartilhar notícia


Outra vez na condição de tenista número um do mundo, o brasileiro Gustavo Kuerten não teve dificuldades para conquistar o título do Aberto de Buenos Aires, domingo, na Argentina. Guga precisou de 57 minutos para vencer o argentino Jose Acasuso por 2 sets a 0, com parciais de 6/1 e 6/3. Esta foi a sua 11ª conquista em torneios da ATP.

Com o título, o catarinense garantiu mais 40 pontos no ranking e deve figurar entre os 20 melhores do ano. De quebra, faturou US$ 84 mil em prêmio. “Nunca comecei o ano tão bem. Conquistei aqui em Buenos Aires meus primeiros pontos no ranking (no início da carreira) e agora voltei a ser o número um do mundo”, disse Guga, que aparecerá na liderança da lista de entradas, a ser divulgada hoje pela ATP, ultrapassando o russo Marat Safin.

Kuerten disse neste domingo que o nervosismo de Acasuso foi determinante para a sua vitória. “Acho que o Jose (Acasuso) estava muito nervoso por ser sua primeira final. Mas é outro grande tenista para a Argentina”.

O brasileiro comentou que teve mais dificuldades nas quartas e semifinal, contra Cañas e Vicente, respectivamente, do que na final. Nestes dois confrontos, ele perdeu um set, o que não aconteceu com Acasuso.

O argentino, por sua vez, disse que teve de se render ao jogo do número um do mundo. “A partida foi muito difícil para mim, e todos nós percebemos porque ele é o número um do mundo”, declarou, para em seguida pedir desculpas à torcida. Acasuso veio do qualifying para disputar a chave principal.

Acasuso, 18 anos, foi na verdade a grande surpresa do Aberto da Argentina. Em seu primeiro torneio importante da ATP, o argentino derrotou nomes conhecidos como o marroquino Hicham Arazi e os compatriotas Franco Squillari e Gastón Gaudio.

Mas na final não ofereceu grande resistência ao melhor jogo e a experiência de Guga, que teve o controle das ações durante toda a partida. Logo no segundo game do primeiro set, o brasileiro conseguiu quebrar o saque do argentino. No game seguinte, confirmou o seu serviço, fez 3/0, e levou fácil o set, fechando por 6/1.

No segundo set, a história se repetiu. Logo no primeiro game, Acasuso errou quatro bolas seguidas, e cedeu seu game de serviço a Guga sem conquistar nenhum ponto. No quarto game, Acasuso melhorou o seu desempenho e passou a confirmar seus serviços. No sétimo game chegou a ceder quatro break points para o brasileiro, mas conseguiu salvar todos para chegar a 3/4.

A reação, porém, não foi suficiente para ameaçar Guga, que confirmando os seus serviços, fechou o set em 6/3 e o jogo em 2 sets a 0.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;