Cultura & Lazer Titulo
No embalo de samba e jazz
Ângela Corrêa
Do Diário do Grande ABC
12/11/2009 | 07:00
Compartilhar notícia
Divulgação


Ela é a filha da Jovem Guarda que hoje se dedica à bossa-nova, gênero que de certa forma se contrapôs à informalidade dos primeiros roqueiros brasileiros. Parece piada pronta, mas é essa a trajetória da cantora paulistana Patty Ascher, que lança "Deu Jazz no Samba", seu segundo álbum, no sábado no Teatro Lauro Gomes, em São Bernardo. O pai de Patty é o baixista Neno, integrante de três grupos importantes que fizeram parte daquele movimento musical nascido no fim dos anos 1950: "Os Clevers", "Os Incríveis" e "Os Jordans".

"Cresci ouvindo música internacional: as grandes bandas e cantores daquela época que meu pai gostava, como os Beatles, por exemplo. Meu pai tem até foto com eles! Mas sempre tive afinidade com a música brasileira", lembra.

Apesar de tanta referência, a carreira musical desabrochou há pouco. Até dois anos atrás, quando gravou "de farra", um disco com versões de canções de Burt Bacharach (entre as mais populares, "Close to You" e "Raindrops Keep Falling on my Head") arranjado por Roberto Menescal, Patty era professora de Literatura em tempo integral. "Vendeu 15 mil cópias, o que é muito raro no mercado fonográfico atual. Isso mudou minha vida", relata.

Depois do sucesso de Bacharach Bossa Club, foi preciso abandonar as salas de aula - ela até chegou a lecionar em um cursinho pré-vestibular em Santo André no início da carreira. "É preciso estar sempre à disposição e os horários como cantora são muito loucos", conta. O disco rendeu shows nos Estados Unidos e França, além de um convite para apresentar o programa de rádio Bossa ao Vivo, na Alpha FM.

No novo álbum, que teve pré-lançamento em setembro no tradicional Feinstein's Jazz Club, em Nova York, Patty mostrou suas composições pela primeira vez. "Sempre compus, mas relutei muito em fazer um álbum quase que autoral, mas o Menescal insistiu. Acabamos por escolher canções mais intuitivas", explica ela, que incluiu no disco uma versão de Amanhecer, de Menescal, em inglês, e outra do maestro Michel Legrand,com quem dividiu o palco durante temporada do francês no Brasil.

Além de apresentar o novo trabalho, o show "Deu Jazz no Samba" pretende ainda mostrar as relações entre os ritmos. "Colocamos canções que são ícones de ambos os gêneros e o show fica muito animado. Tem feito muito sucesso", comemora.

Patty Ascher Show Sábado (14), às 21h. No Teatro Lauro Gomes - Rua Helena Jacquey, 171, São Bernardo. Tel.: 4368-3483. Ingr.: R$ 20 (inteira) e R$ 10 (meia-entrada).




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;