Memória Titulo São Bernardo
Os pracinhas na guerra. E um relato vivo 70 anos depois
Ademir Medici
18/01/2018 | 07:00
Compartilhar notícia


 Uma experiência pessoal levou Felipe Siqueira a propor como tema de finalização do curso de Jornalismo na Universidade Metodista, em 2017, o estudo da vida dos pracinhas em combate na Itália, durante a Segunda Guerra Mundial. Projeto aprovado, trabalho vitorioso. Com mérito.

Adilson Junior, Gabriel Russini, Gabriel Curty, Marcelo Argachoy, Tiago Henrique Gomes, Renan Nabeshima já não tinham o avô do Felipe, José Cardoso Siqueira, para entrevistar.

O pracinha Siqueira (São José dos Campos, 1916 – São Bernardo, 1984) partiu, mas guiados pelo senso jornalístico aprumado na Metodista, os sete estudantes, hoje jornalistas, entrevistaram longamente outros quatro pracinhas cujas fotos abrem Memória hoje. A equipe produziu um documentário – aqui já dito – excelente.

Uma das intenções que os jornalistas cultivam é legendar o vídeo para poder exibir em outros rincões, inclusive na Itália.

O vídeo Você Sabe de Onde Eu Venho enfoca o lado humano, a história do pedreiro, do lavrador, do marceneiro levados para a Itália. De modo geral, todos produziram atos de bravura. Mas os quatro entrevistados – Cleir de Carvalho, Ewaldo Meyer, Gerd Emil Brunckhorst e o andreense Miguel Garofalo – informam que os convocados não receberam um preparo mínimo para defender o Brasil e os aliados na guerra.

 

DGABC TV

Trechos dos 22 minutos do vídeo serão postos nesta manhã no DGABC TV. Acessem www.dgabc.com.br. Conheçam os quatro pracinhas entrevistados e os dois historiadores ouvidos, os professores e jornalistas Cesar Campiani e Gilberto Maringoni.

O professor e jornalista Valdir Boffetti, orientador deste trabalho, declarou, durante a apresentação do projeto, na Metodista, que o mesmo está entre os que mais o emocionaram. Memória concorda com ele.

 

PRACINHAS DE SÃO BERNARDO

José Cardoso Siqueira veio com sua família viver em São Bernardo quando tinha 3 anos. Era 1919. Ficou aqui por toda a vida, ausentando-se apenas quando foi para a guerra. Está sepultado no Mausoléu da FEB, no Cemitério da Vila Euclides.

São Bernardo preserva em praça pública uma placa com o nome dos seus pracinhas: Alexandre Margonari, Benedito Pedroso, Francisco Carvalho Braga, Giovani Battistin, João Antonio da Luz, José Cardoso Siqueira, Leônidas Martins, Luís Foganholi, Luiz José Angeli, Olinto Demarchi, Orlando Angelo Gastaldo, Ramiro Stangorlini e Rolando Pietro Bonini.

Há dois anos Memória fotografou a placa. Estava em estado deplorável. E hoje?

 

Em 18 de janeiro de...

1918 – João Evangelista de Lima transfere residência da Vila de São Bernardo para a Estação São Bernardo.

Nota – Vila de São Bernardo, atual centro urbano do município de São Bernardo ‘do Campo’; Estação São Bernardo, atual centro urbano do município de Santo André.

Os acontecimentos na Rússia. Do noticiário do Estadão:

A Bolsheviki ordena a prisão do rei da Romênia.

Boatos da fuga da família imperial russa.

Proclamação da República no Turkestan.

Combates em Odessa entre maximistas e tropas da Ucrânia.

 

Diário há 30 anos
Domingo, 17 de janeiro de 1988 – ano 30, edição 6652

Denúncia – Políticos se unem para a compra da Fazenda Matarazzo. Prefeitos, deputados, vereadores e candidatos negociavam a aquisição de uma área de 90 alqueires em Ribeirão Pires.

Comércio – McDonald’s inaugura a primeira loja em Santo André, na Praça Adhemar de Barros, junto à Avenida Perimetral.

 

Hoje
Dia Internacional do Riso.

 

Municípios Brasileiros

Celebram aniversários em 18 de janeiro:

No Maranhão, Fortuna

No Rio Grande do Sul, Herval

No Rio de Janeiro, São Francisco de Itabapoana

Fonte: IBGE

 

Santos do Dia
Prisca ou Priscila

Amâncio

Beatriz de Vicência

Bv. Regina Prottmann

Liberato




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;