Setecidades Titulo
São Bernardo ganha exposição de carros raros
Andrea Catão Maziero
Do Diário do Grande ABC
14/07/2001 | 17:20
Compartilhar notícia


Colecionadores de carros raros do Grande ABC e de São Paulo expõem seus veículos – fabricados desde a década de 10 até a de 80 – até o próximo dia 22 no pavilhão B do Espaço Redenção, em São Bernardo. A organização é do Clube do Fordinho, entidade que recentemente completou 30 anos e que reúne mais de 300 colecionadores em todo o país, e que colocou em exposição a coleção de alguns de seus membros.

O visitante, porém, não vai encontrar apenas modelos Ford fabricados nos Estados Unidos ou no Brasil, mas carros de várias montadoras que se estabeleceram em território nacional a partir da segunda metade do século XX. Também é possível conferir inúmeros veículos clássicos fabricados em países europeus e nos Estados Unidos.

Na exposição A Evolução do Automóvel, o visitante encontra raridades como o Willys Itamaraty 1967 produzido na antiga fábrica estabelecida em São Bernardo.

O presidente do Clube do Fordinho, José Roberto Médice, 48 anos, 30 deles dedicados à indústria automobilística, disse que foram produzidos apenas 27 veículos do mesmo modelo, dentre os quais cinco de luxo, como o exposto no pavilhão. A limusine, que traz a placa da Presidência da República, serviu de Castelo Branco a Collor de Mello.

Outro carro, que não é referência nacional, mas que pode ser lembrado por aqueles que têm mais de 40 anos e viveram em São Bernardo é o Dodge King 1953 azul. O veículo, cedido pela Prefeitura da cidade, levou por diversas vezes o prefeito Lauro Gomes a compromissos oficiais.

Carros Ford dos anos 10 e 20 são maioria na exposição. Alguns deles, como o visitante vai poder conferir, foram alugados pela Rede Globo para servir às gravações da novela O Cravo e a Rosa. Fotos mostram os atores em cena – como Adriana Esteves e Drica Moraes –, a bordo dos veículos expostos.

Há ainda um Ford Pick Up 1929 cedido para o evento pela Prefeitura de São Paulo. O carro, de acordo com Médice, foi restaurado entre 1996 e 1997 pelo Clube do Fordinho. No local, fotos indicam o estado em que se encontrava o veículo e como foi o processo de recuperação.

“A restauração é um trabalho demorado e caro. As peças não são encontradas no Brasil, têm de ser importadas dos Estados Unidos. Mas o trabalho vale a pena”, afirma Médice.

Além dos carros da Ford, o visitante poderá ver modelos Mustang, Porsche, Cadillac, Romi-Isetta e Mercedes, entre outros. A exposição segue de terça-feira a domingo, das 9h às 18h, no pavilhão B do Espaço Redenção (avenida Redenção, 221, Centro – ao lado do Poupatempo). Para mais informações ligue 4125-5517 ou acesse a página do Clube do Fordinho na internet, no site www.classicosford.com.br.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;