Memória Titulo Memória
A Imprensa, nº 1
Ademir Medici
06/12/2017 | 07:00
Compartilhar notícia


Encaminho a primeira página do jornal A Imprensa, edição nº 1, de 9 de dezembro de 1967. Foi o primeiro periódico de Rio Grande da Serra, com impressão na gráfica do News Seller, que no ano seguinte se transformaria no Diário do Grande ABC. Tive a honra de fazer muitas fotos, para várias reportagens.

A Imprensa tinha à frente Francisco Maranzatto (diretor responsável), Demerval Fernandes (diretor comercial) e Wlademir Fernandes (redator).

Domingos Luiz Orlando (Mingo)

NOTA

Na virada do século 18 para 19, a chamada Estação de Rio Grande possuía correspondentes dos principais jornais de São Paulo, entre os quais O Estado de S. Paulo e Correio Paulistano.

As notícias eram levadas pessoalmente pelos correspondentes, ou seus amigos, que seguiam de trem até São Paulo. Eventualmente eram enviadas pelo telégrafo da estrada de ferro, o que não era permitido, mas tolerado.

Houve o episódio de um correspondente do Correio Paulistano, também telegrafista, demitido por fazer uso do equipamento da São Paulo Railway. A notícia chega até nós pelo jornal concorrente, Estadão, enviado pelo seu correspondente. Uma notícia mais que centenária.

Raízes, nº 56

Texto: Paula Fiorotti, da Fundação Pró-Memória

Referência em ensino, prática e difusão cultural, a Fundação das Artes de São Caetano completará, em 2018, 50 anos de atividades. 

As comemorações terão início amanhã, quando a Fundação Pró-Memória promoverá o lançamento da revista Raízes nº 56, que tem como tema principal o cinquentenário da instituição, que concentra escolas de música, teatro, dança e artes visuais.

A seção Em Foco, a principal da revista, tem início com um artigo que aborda os investimentos da administração municipal, no fim da década de 1960, nas áreas de Educação e Cultura, e que levaram à criação, entre outras entidades, da Fundação das Artes.

Professores e coordenadores colaboraram com a publicação e produziram textos sobre cada escola da instituição. Entrevistamos profissionais nas áreas de dança, artes visuais, teatro e música, com carreiras consolidadas e que foram alunos ou professores na Fundação. 

A seção apresenta um depoimento, de autoria de Dalila Teles Veras, sobre Milton Andrade, fundador da entidade, e um texto da atual direção sobre os planos para o futuro. 

Como ilustração, imagens de vários períodos da trajetória da Fundação das Artes, em atividade desde 25 de abril de 1968.

A revista vem com 132 páginas e as seções costumeiras. Uma das mais focalizadas é a que traz fotografias antigas. Como destaque, imagens referentes à história de São Caetano.

Raízes tem distribuição gratuita no dia do evento e nos dias subsequentes, na sede da Pró-Memória (Avenida Goiás, 1.111) e no Museu Histórico Municipal (bairro Fundação).

RAÍZES, 56

Lançamento: amanhã (7, quinta-feira)

Horário: a partir das 19h30

Local: Teatro Santos Dumont

Endereço: Avenida Goiás, 1.111, em São Caetano

Informações: 4223-4780; raizes@fpm.org.br

Diário há 30 anos

Domingo, 6 de dezembro de 1987 - ano 30, edição 6.618

ESPECIAL - Violência preocupa os prefeitos da região.

Newton Brandão, Santo André: críticas à migração desordenada;

Aron Galante, São Bernardo: não dispensa guarda-costas;

Walter Braido, São Caetano: o povo está triste e assustado;

Gilson Menezes, Diadema: não reconhece o clima hostil;

Leonel Damo, Mauá: por uma polícia ostensiva;

Valdírio Prisco, Ribeirão Pires: por menos insegurança nos vizinhos;

Wiliam Valério Ramos, Rio Grande da Serra: críticas à burocracia.

Reportagem: Claudio Araujo.

Em 06 de dezembro de...

1917 – Visitam Santo André: José Luiz de Oliveira, negociante em Campinas; e Otto Langaro, industrial no Estado do Rio de Janeiro.

A guerra. Do noticiário do Estadão: nos Estados Unidos a declaração de guerra à Áustria; a mensagem do presidente Wilson.

1967 – Os prefeitos Fioravante Zampol, de Santo André, e Hygino de Lima, de São Bernardo, assinam convênio para a retificação do Ribeirão dos Meninos.


Municípios Brasileiros

Celebram seus aniversários em 6 de dezembro:

No Maranhão, Buriti

No Rio Grande do Sul, Itaqui

No Piauí, Monsenhor Gil

Na Paraíba, Rio Tinto

Fonte: IBGE

HOJE

Dia da Extensão Rural no Brasil

Santos do Dia

São Nicolau

Leôncia

Pedro Pascásio (ou Pascoal)




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;