Memória Titulo
A carta do congresso – parte 2
Ademir Medici
17/11/2017 | 07:00
Compartilhar notícia


 Seis itens completam a lista de moções aprovadas durante o 14º Congresso de História do Grande ABC, Rio Grande da Serra 2017. Vão enquadrados no pergaminho de hoje. Esperamos que os dois pergaminhos sejam recortados e guardados para reflexão permanente.

Chama a atenção o último item, o dos repúdios, com algumas denúncias muito sérias e que precisam ser investigadas.

A carta, nesta parte complementar, reafirma a necessidade de Rio Grande da Serra pensar num serviço que se dedique à construção da sua história e da sua memória. Mesmo que esse novo setor nasça na simplicidade de uma sala.

Quem foi ao 14º Congresso observou que esta sala já existe. E, por falta de uma, são três, as duas montadas no Teatro Municipal e a terceira no espaço público que guarda o bondinho da Pedreira, restaurado.

Preservar o material apresentado, com trabalhos escolares e obras de artistas locais, expô-los e criar uma reserva técnica, seriam o suficiente para que o município de Rio Grande da Serra dê um passo gigantesco nesta área.

Para o conjunto do Grande ABC, os itens 7, 8 e 9 são importantíssimos. Publicar os anais dos congressos anteriores, os não publicados ainda, seria uma forma de multiplicar as informações expostas e debatidas.

Nota – Vários anais foram publicados. Citamos o primeiro, até em homenagem ao museólogo Wilson Stanziani, que se esforçou e publicou os anais do 1º Congresso, Santo André 1990, apresentados quando do 2º Congresso, São Bernardo 1992.

Vários outros foram publicados. E os que não foram, tiveram seus conteúdos preservados, caso de Diadema.

 

CORREÇÃO

Erramos na identificação da função de Daniel Tadeu Delfino, da equipe operacional do 14º Congresso de História do Grande ABC.

Daniel é servidor público municipal de Rio Grande da Serra, lotado na Secretaria de Educação, designado na função de instrutor de robótica. Por sinal, atuou muito bem durante o congresso, em funções junto às mesas de debates e nas salas de exposição de trabalhos escolares. Daniel e todos os seus colegas, sempre gentis e preocupados para que tudo saísse bem, o que aconteceu.

 

Há 30 anos

Terça-feira, 17 de novembro de 1987 – ano 30, edição 6601

Manchete – Ministros já admitem nova reforma na equipe do governo Sarney

Movimento Sindical – Metalúrgicos de Santo André, Mauá, Ribeirão Pires e Rio Grande da Serra dão a largada para a disputa sindical em fevereiro.

Duas chapas são inscritas. A Chapa 1, da CUT, tem a encabeçá-la João Avamileno, atual secretário-geral; o atual presidente, Miguel Rupp, sairá como suplente; a Chapa 2, ainda sem nomes, é a da CGT.

 

Em 17 de novembro de...

1917 – O escritório central da Pereira Ignacio & Companhia inicia atividades na Rua São Bento, 47, em São Paulo. Do conglomerado fazia parte a Tecelagem Ipiranguinha, de Santo André.

O Brasil na guerra. Marechal Caetano de Faria, ministro da Guerra, pede ao presidente Altino Arantes, de São Paulo, o fornecimento de um contingente de 5.021 homens voluntários ou sorteados.

 

Santos do Dia

Isabel da Hungria

Alfeu

Vitória

 

Municípios Brasileiros

Bitu, nosso jornaleiro em São Bernardo, indaga se a página não publicará mais as listagens dos municípios aniversariantes. Bitu tem banca na Rua Tiradentes, bairro Santa Terezinha, em São Bernardo.

Prezado Bitu, de fato as listagens não foram publicadas nas últimas edições, em razão da carga imensa de informações sobre o Congresso de História em Rio Grande da Serra.

Deveríamos ter buscado uma alternativa, pois o Grande ABC é formado por brasileiros de todas as paragens, que amam suas cidades natais.

Sendo assim, a partir de hoje voltamos ao tema. Municípios Brasileiro é uma das seções mais lidas aqui em Memória.

Brasileiros do Grande ABC: enviem notícias das suas cidades. Aprenderemos com vocês e divulgaremos seus rincões queridos.

 

Celebram seus aniversários em 17 de novembro:

Em São Paulo, Bálsamo

Em Goiás, Aparecida do Rio Doce

Na Paraíba, Dona Inês e Tavares

No Mato Grosso, Feliz Natal, Gaúcha do Norte e Novo Mundo

No Ceará, Maranguape

No Mato Grosso do Sul, Paranhos

Na Bahia, Rio do Pires

Fonte: IBGE

 

Hoje

Dia Nacional de Combate à Tuberculose

Dia Internacional do Estudante

Dia da Criatividade




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;