Setecidades Titulo
Transporte escolar exige atenção nos contratos
Luciana Sereno
Do Diário do Grande ABC
03/02/2003 | 22:07
Compartilhar notícia


Não só a compra de material escolar requer atenção dos pais no período de voltas às aulas. Segundo a Fundação Procon de São Paulo, a contratação de transporte também deve ser analisada com cuidado, visto que se trata de um serviço de longa duração e que envolve a segurança das crianças.

Segundo o Procon, é importante que antes de assinar o contrato os pais verifiquem se o motorista e o veículo estão credenciados junto à Prefeitura da cidade onde faz o transporte das crianças. Com isso, os pais se certificam de que as crianças não estão sendo transportados por veículos que atuam na clandestinidade, em situação irregular comum dentro do segmento de transporte escolar.

O credenciamento, segundo o Procon, garante que o prestador de serviços trabalhe em conformidade com uma série de requisitos exigidos, como a vistoria semestral realizada pela SPTrans e pelo Detran. Os veículos aprovados na avaliação recebem um selo que fica à vista no canto superior direito do pára-brisa do veículo. O selo deve estar atualizado e os pais têm direito de verificar sua validade.

A consulta com outros pais que já utilizam o serviço é útil na hora da contratação do serviço. Outra medida é informar-se sobre o motorista do veículo no sindicato dos transportadores ou mesmo no Detran. Para obter essas informações, basta apresentar o nome completo do motorista ou o número do seu RG. O motorista deve possuir a credencial que comprove que ele foi treinado para a função. Se possível, os pais devem manter em arquivo o endereço e o telefone do motorista.

O Procon também aconselha que os pais observem a recepção das crianças pelo motorista, além de entrar na condução para verificar as condições de higiene, conforto e segurança. Cada ocupante do carro deve ter a garantia de um cinto de segurança e as janelas não podem permitir abertura maior do que dez centímetros. É importante, ainda, que além do motorista o carro conte com outro adulto para fazer o monitoramento das crianças.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;