Cultura & Lazer Titulo
Grupo 'Mzuri Sana' lança CD com rap diferente
Gislaine Gutierre
Do Diário do Grande ABC
08/10/2003 | 19:35
Compartilhar notícia


“Levante se estiver sentado: MC, daqui pra frente tudo será mudado”. Essa é a mensagem que o grupo de rap Mzuri Sana proclama na faixa Dragão Mimado de seu primeiro CD, Bairros Cidades Estrelas Constelações (Trama, R$ 13,90). O trio, formado por Secreto, Suissac e pelo irmão mais novo de Rappin’ Hood, Parteum, renova o gênero ao fazer um trabalho completamente livre de samples de outros artistas e com um discurso “cabeça”, no qual entram referências diretas a literatura, cinema, teatro e filosofia.

O porta-voz desse “novo” rap é o MC Parteum, cuja história de vida já é diferente da maioria dos rappers brasileiros. Cursou Publicidade na Faculdade Cásper Líbero até o terceiro ano, tem inglês fluente, morou nos Estados Unidos de 1995 a 2000 (quando trabalhava em uma distribuidora de peças de skate) e é um skatista que entrou três vezes na lista dos 20 melhores do país.

Agora, Parteum e os colegas estão dispostos a arejar o rap nacional. “Rappin’ Hood, D2, Racionais, Xis, todos eles criaram a demanda pelo rap, mas agora ninguém pode duplicar o que está feito. O Brasil tem essa mania de monocultura. É preciso descobrir como se faz um novo rap”, afirma Parteum.

O caminho, o Mzuri Sana já escolheu. Para fazer Bairros Cidades Estrelas Constelações, o grupo criou as bases no estúdio caseiro de Parteum. Secreto criou alguns riffs de guitarra, que Parteum sampleou depois. “Rap também é música”, diz.

Nas letras, esmero e citações a Franz Kafka, Nelson Rodrigues e outros. Nada de narrar cenas de policiais subindo o morro ou “pipocos” pelos cantos da favela. A mensagem é otimista, uma receita que pode agradar até os menos afeitos ao gênero. “Não tem essa de que fulano não merece ouvir rap. Não há como controlar isso”, diz Parteum.

O MC ainda se comunica com outra tribo que a princípio nada tem a ver com o hip hop: os skatistas. “Aprendi a andar de skate no Paço Municipal de São Bernardo. Skate e rap têm a ver. Os dois são urbanos e pregam a liberdade”, diz.

Mzuri Sana é, enfim, “bom de coração”, como diz seu nome, traduzido do dialeto africano swahili. E é bom de rap também. Tanto que é o atual indicado para o Prêmio Hutus como grupo revelação do ano.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;